terça-feira, 3 de setembro de 2013

Supervia: olha a privataria aí, gente...

Reprodução TV Globo

Reprodução TV Globo
por Omelete
Bagunça na Supervia acaba com passageiros largados no meio da linha e trem incendiado. Não é novidade, acontece com frequência. O Secretário de Transportes do Rio afirma que não é com ele, que cuida apenas do "planejamento estratégico". Ou seja, o estado só investe, paga trens, renegocia dívidas e prorroga a concessão ao longo dos séculos. A operação deveria ser fiscalizada por uma das agências criadas pelos tucanos na época da festa da privataria. Mas se elas existem exatamente para proteger os grupos que controlam as concessões  vão lá se preocupar com simples passageiros? Os contratos da privataria dos anos 90 são objetos de numerosas denúncias de corrupção jamais apuradas. É uma caixa preta sob proteção, herança tucana que governos posteriores, de todos os níveis, federal, estadual e municipal, alegam que não podem mexer por obrigação contratual ou por leis impostas pela privataria. A tal agência limita-se a anunciar apuração, multas que jamais são pagas e continua permitindo que os usuários sejam tratados como gado. Situação semelhantes vivem as barcas que fazem transporte na Baía da Guanabara. E o estado, dizem, nada pode fazer, está amarrado por contratos feitos sob medida para favorecer os concessionários, garantindo-lhe lucros extorsivos. Recentemente, houve um apagão no nordeste causado por fogo sob linhas de transmissão privadas. Está nos jornais: o concessionário da linha deixou que o mato crescesse sob as torres, certamente esperando que o governo pagasse pela manutenção. E, não duvide, vai aparecer um deputado amigo que contrabandeará uma emenda transferindo para o cofres público essa aporrinhação de manutenção da transmissão privatizada. Foi fácil promover a privataria, bilhões saíram do tesouro para contas privilegiadas de empresários e seus representantes políticos. Difícil é respeitar os usuários. Vejam o caso dos aeroportos. Eram administrados por uma estatal e estão sendo leiloados. Se o problema vai se resolvido, não se sabe. Mas e no caso das empresas já concedidas a grupos privados e que não funcionam? Não há mais nada a fazer? 

2 comentários:

Anderson disse...

A mídia não vai fazer com isso a mesma campanha do caos nos aeroportos. Porque é privado, pode? São uns filhos da puta

Cardeal disse...

A maneira que é tratado quem usa trem e barca no Rio, metrô também, é uma agressão a quem paga imposto e passagem. Espero que o povo dê sua resposta nas urnas e faça a campanha de não votar em ninguém que já tem mandato,botar uma cara novo tem mais chance de acertar do que deixar esse pilantras mandando e roubando.