quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Andar a pé eu vou. Isso será obrigatório até 2020

por Eli Halfoun
Sinal dos tempos. Os cariocas estão perdendo um dos bons motivos (era até motivo de piada) que tinham para não ter que ir para São Paulo: os monumentais engarrafamentos de trânsito registrados a qualquer hora nas ruas de São Paulo. O Rio também se vê obrigado a conviver com esse caos de engarrafamentos cada vez maiores detectados em todos os pontos da cidade. O engarrafamento no trânsito é um problema com forte tendência (aqui em outros estados) para um ainda maior e descontrolado crescimento. O que provoca caos no trânsito não é só o número de automóveis que circulam pelas ruas (ficou fácil comprar carro), mas sim a total falta de transporte coletivo (ônibus, trens, metro) oferecidos atualmente ao cidadão em condições precárias e absolutamente fora dos padrões exigidos pela vida corrida e moderna. Com transporte coletivo de péssima qualidade, o cidadão se vê praticamente obrigado a usar para qualquer deslocamento o carro que comprou para o lazer e ainda nem terminou de pagar em suaves prestações). Estudos mostram que em 2020 o Rio terá média de um carro para cada dez pessoas. Mais milhares de carros serão despejados nas ruas e a única solução será andar a pé. Se conseguirmos nos locomover entre tantos carros que certamente ocuparão as ruas. Até que possam ser pendurados em árvores e postes. (Eli Halfoun)

4 comentários:

J.A.Barros disse...

Esse país não visão para o futuro. Os metros de Ni=ova Yor k e de Paris forram iniciados nos fins do século XIX e eram puxados a burros. Hoje são os maiores metros do mundo e não pararam de constrruir outros túneis. O Brasil que é um país caro para a média salarial não tem dinheiro para investir em obras dessa natureza.. Na verdade é um pais burro de homens burros . Em Niterío já tem mais carros que nª de seus habitantes. Eles preferem cometr=erem puculatos, como ocaso do mensaão e em forma de quadrilhas pra roubar o e comprar ses prórpios militante como João Paulo Cunha militante deputado pelo PT que o Partido teve de comprar para votar a seu favor . Essa é a preocupação deles enriqyecer às custa da economia do povo..

Wilson disse...

Antes do atual governo, o país ficou 8 anos parado sem obra de infraestrutura. Foi um período em que os tucanos venderam a preço de banana até a mãe como está com nomes, cpf e cifras no livro O Príncipe da Privataria, já nas livrarias e vendendo muito apesar da tentativa de boicote da direita quase nazista que está por aí e por aqui. É um erro priviligiar transporte particular, mas todos os governo desde o malfadado JK fazem erradamente isso. A privataria cobra caros pedágio mas até hoje não construiu um só fudido viaduto ou um caralho de um quilômetro de uma estrada. E o metrO, solução de grande cidades, ficou parado também nos anos 90. E ainda foi fonte de propinas como mostra a denúncia de empresas internacionais sobre a roubalheira em São Paulo governado há 20 anos por tucanos de bico grande. O resto é conversa mole.

DG Arantes disse...

Para os imbecis da direita, o PT é culpado de tudo. O Brasil só tem defeitos depois do PT. Politicamente o país é injusto, beneficia ricos, e é isso qaue esses caras querem. O Brasil se atrasou politicamente e socialmente por causa de ditaduras patrocinadas pelas classes altas e classe médica que puxa saco de ricosm conservadora, que se aliou a militares para impedir reformas que fariam avançar a educação, a saúde. Vocês acham que enganam quem com esse discurso ultrapassado, primário, de ignorantes reacionários?

J.A.Barros disse...

É com palavrões de palavras de baixo caào como 'o costume e o dialeto natural dos militantrs do PT, é que não se vai consertar estepaís