domingo, 1 de setembro de 2013

Médicos: o problema está na leitura e compreensão das receitas

por Eli Halfoun

Pesquisas recentes mostram que mais de 50% da população é favorável a importação de médicos estrangeiros (podem ser até os de Cuba) e que 80% da população não se importa (o que importa mesmo é ser atendido, o que não acontece muito por aqui) se será atendida por um médico com sotaque ou um que, aliás, costuma faltar bastante ao trabalho, que fale português corretamente e sem sotaque. Fica cada vez mais difícil entender os motivos de protestos de médicos contra a importação de profissionais dispostos a trabalhar e atender a população nos mais socialmente esquecidos recantos do país - locais aos quais os médicos brasileiros não se dispõem a ir de jeito nenhum. A questão de médicos estrangeiros não é tão nova: faz anos que médicos bolivianos, peruanos e de outros países prestam serviços na Santa Casa do Rio (não sei quanto ganham, nem me interessa saber). Já fui atendido por médicos peruanos e bolivianos que não me salvaram da morte e do sofrimento e me deram um tratamento eficiente e uma atenção digna. Os médicos brasileiros são muito bons, mas não andam muito bem na fita avaliação dos pacientes usam como um dos fracos argumentos de protesto a afirmação de que os médicos cubanos serão submetidos a um trabalho escravo. Isso não tem nada a ver com medicina e, portanto, é um problema deles com seus países. A questão do Brasil é buscar proporcionar atendimento digno de saúde para toda a população esquecida ou maltratada pelos poucos médicos brasileiros que aceitam exercer a medicina em qualquer lugar e para qualquer pessoa de qualquer classe social.

A verdade é que o protesto dos médicos brasileiros está tão inconsistente e perdido que começa a virar piada. Talvez a mais recente explique bem a situação ao dizer que "os médicos brasileiros estão com medo que os médicos estrangeiros escrevam as receitas com letras legíveis" E medicamentos certos. (Eli Halfoun)

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Há alguns anos atrás o corpo médico do Brasil era apelidado de a "Mafia de Branco". A relutância do corporativismo médico em aceitar a vinda de médicos estrangeiros para trabalhar em regiões afastadas do litoral brasileiro chega a levantar suspeitas de medo de uma concorrência profissional e reafirmar o apelido.
Os nossos médico não querem trabalhar no meio do mato e atender a população dessas regiões que vive sem assistência médica. Po que? Essa resposta eles não dão.