domingo, 1 de setembro de 2013

O maior benefício da vida é poder reconhecer o erro e mudar. É o que O Globo está fazendo com coragem

por Eli Halfoun

Um dos maiores benefícios que a vida nos concede é a oportunidade de reconhecer nossos erros, assumi-los e a partir disso mudar de opinião e de postura para que os esses erros não cometamos outra vez. É o que o jornal o Globo está fazendo ao reconhecer e assumir publicamente que por erro de avaliação adotou uma postura que hoje reconhece incorreta ao apoiar a o movimento de 64 como também fizeram outros grandes veículos de comunicação naquela triste época do país. O Globo é sem dúvida um dos melhores (se não o melhor) jornais do país e ao assumir corajosamente o seu erro de avaliação nos permite fazer uma nova avaliação do jornal, que é bem informado tem procurado ser isento (já errou uma vez e chega) e nos mostra que, como se diz popular errar é humano, mas assumir o erro atitude que só os corajosos e bem intencionados conseguem fazer. Essa é uma das regras do bom e isento jornalismo. O Globo nos dá uma lição de grandeza e ao mesmo tempo de humildade ao colocar a cara a tapa. Poderia perfeitamente ter reconhecido o erro internamente, mas sem assumi-lo publicamente, mas assim continuaria escondido atrás de mentiras que são ao que tudo indica o jornal não quer mais nem para ele e nem para o país. É claro que O Globo que ainda toma algumas posições políticas com as quais seus leitores não concordam, mas o mesmo direito que nós, leitores, temos de discordar o jornal tem de defender uma posição na qual acredita mesmo que venha a arrepender-se outra vez amanhã. O Globo foi coerente e foi corajoso, Mais do que isso: olhou abertamente para a nova realidade, o novo momento democrático do país, ou seja, justamente para a democracia que o permitiu mudar de opinião e reconhecer um erro que hoje sabe foi grosseiro. Não tenho dúvidas de que se o jornal ganhou mais credibilidade com seus leitores ganhou também a oportunidade e continuar seguindo em frente sempre tentando melhor informar e acertar. (Eli Halfoun)

2 comentários:

J.A.Barros disse...

Tudo bem, reconheceu o se erro em apoiar em 1964 o golpe militar que derrubou o regime democrático de então. Mas, foi um erro de permaneceu durante todo o período do regime militar imposto ao país e só agora vem a público reconhecer esse erro. Não levou tempo demais para esse reconhecimento? Vidas foram sacrificadas, famílias perderem seus jovens filhos e perseguições políticas até a pessoas que não estavam envolvidas nos movimentos de rebeldia ao sistema de governo que foram obrigadas a saírem do país e se auto exilarem. Quantas perdas foram sofridas e hoje não se sabe como repara-las.
A coragem que teve hoje de reconhecer o seu erro lhe faltou quando o país mais precisava de sua coragem para enfrentar o regime ditatorial que se erguia naquela ocasião.

Aldair disse...

Não foi apenas o apoio ao golpe, que o Globo tenta justificar com falsos argumentos, foi o apoio indiscriminado à ditadura com tudo o que ele representou de tortura, assassinatos, perseguições. O jornal não apoiou apenas editorialmente mas na cobertura. Chamava os opositores da ditadura de terroristas quando eles estavam defendendo a liberdade e morrendo nas prisões. Esse pedido de desculpas é oportunista. Respeito sua opinião mas o valor disso aí é zero. Uma boa maneira de o Globo provar sua sinceridade era dar divulgação à Comissão da Verdade e fazer honesto jornalismo investigativo sobre a corrupção da ditadura (o jornal ajudou muito a espalhar o mito de que não houver roubo na ditadura, quando se saber que fez milionários e favoreceu grupos empresarias. Mataram, roubaram, estupraram, torturaram crianças, jogaram gente em alto mar, tentaram foram terroristas como provou a Bamboa d Riocentro.