sábado, 7 de setembro de 2013

De que lado está a verdadeira democracia do respeito e da não violência

por Eli Halfoun
Na teoria e até em algumas práticas exercidas no Brasil todo mundo sabe (ou pensa que sabe) o que é democracia. Mesmo assim é muito fácil confundir a liberdade da prática democrática com muitos abusos cometidos em nome dela e de uma luta realmente heróica que muitos brasileiros enfrentaram quando nos queriam calar completamente. A confusão se mistura no não entendimento real da teoria e na prática. Será que é antidemocrático exigir que os mascarados das manifestações se identifiquem para não serem confundidos com vândalos - os mesmos vândalos que andam destruindo tudo, inclusive a democracia? É democrático permitir que meia dúzia de covardes mascarados, que nada tem a ver com os reais manifestantes, continue destruindo violentamente patrimônios públicos e privados e deixando a população ainda mais amedrontada. A democracia não quer botar ninguém na cadeia. Que apenas evitar que democratas cidadãos continuem sendo vítimas em seus direitos de paz e até de protestar aos gritos, mas pacificamente. A democracia tem de respeitar os dois lados e não pode permitir que um lado prejudique o outro. É democrático permitir as manifestações, reivindicações e o grito popular, mas será que também é democracia deixar que meia dúzia de arruaceiros insista em agredir a democracia É isso o que eles estão fazendo e assim praticamente exigindo na volta do violento cala-boca que atrasou o país em muitos anos. Democracia é acima de tudo respeito. Dos dois lados Pena que só um esteja percebendo e praticando isso. (Eli Halfoun)

2 comentários:

Ignacio disse...

Me causa espanto e espécie a polícia permitir a destruição de patrimonio público e privado. Não esqueçam que jornais e TVs no começo dessa onda que nunca deixou de ser violenta e terminar em saques, roubos, destruição, apoiaram essa horda provavelmente com a intenção de obter dividendos políticos e eleitorais. Isso está na contramão da democracia. O Brasil não vive uma ditadura. Protestos em países democráticos devem ter lugar e hora para acontecer, manifestações não podem impedir o direito de ir e vir da população. Como cidadãos todos nós devemos lutar contra o fim da corrupção, por saúde, educação, mas não aolado de arruaceiros e gente que é até acusada de pedofilia conforme material encontrado na casa de um dos líderes do Black Bloc.

Tania disse...

Praticamente não houve manifestações verdadeiras no dia sete. Só a bandidagem nas ruas. O povo mesmo está reconhecendo que Dilma trabalha. Ela sobe nas pesquisas. O povão reconhece que nis ultimos dez anos o governo pela primeira vez governou para os mais necessitados.