
Jornalismo, mídia social, TV, atualidades, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVII. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
quinta-feira, 31 de janeiro de 2013
Cartaz da Copa de 2014: "homenagens" em estilo "onde está Wally". Resta torcer para que as pernas gigantes que cercam o Brasil não sejam de pau. Mas repare que o pé da esquerda já está pisando na bola...
por JJcomunic
Se depender das peças de comunicação, a Copa 12014 vai mal. A bola oficial chama-se Brazuca, termo que lá fora é depreciativo racista para designar imigrantes brasileiros; o boneco é Fuleco, não precisa dizer mais nada. Agora, a Fifa lança o cartaz oficial, criado pela agência brasileira Crama. Já estampa polêmica hoje nos jornais que apontam erros de mapa, de fronteiras internacionais na interpretação visual que mostra duas "próteses" gigantes cercando o país. Os organizadores argumentam que tais símbolos sempre geram polêmica. Mas, do ponto de vista do marketing, seria melhor que não gerassem. Não é dogma do marketing o dito "falem mal mas falem de mim". Isso pode servir para celebridade que quer "causar" mas não para símbolos que supostamente devem cair no gosto da população, seja ou não alvo o torcedor que irá aos estádios. Fale sério: você usaria uma camiseta do Fuleco? Como já se escreveu neste blog, o tatu-bola é simpático mas o nomezinho que o júri de gênios escolheu é ridículo. A criação do cartaz, como do Fuleco e da Brazuca é atribuída a agências. Prudentemente, talvez para evitar que alguém assuma a culpa sozinho, os artistas não mostram a cara e as obras ganham as assinaturas de um vago "coletivo".
Compare com os cartazes de todas as Copas do Mundo. Vá ao site do Globo, clique AQUI
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
E as tragédias se repetem.
terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Folha de São Paulo: Ruy Castro reforça denúncia sobre o sumiço do Arquivo Fotográfico da Manchete
Massa Falida da extinta Bloch Editores paga correção monetária a mais um grupo de ex-funcionários
por José Carlos Jesus
Presidente da Comissão dos Ex-Empregados da Bloch Editores
De acordo com pedido feito pela Comissão dos Ex-Empregados da Bloch Editores à Síndica da Massa Falida, Dra. Luciana Trindade da Silva, a Meretíssima Juiza de Direito da 5ª Vara Empresarial da Comarca da Capital, RJ, Dra. Maria da Penha Nobre Mauro, acolheu o citado pleito e determinou que as quase 700 ordens para o pagamento de parte da correção monetária devida a ex-empregados voltasse para o Banco do Brasil. Tais valores já estão a disposição no Banco, agência da Av. Graça Aranha 170 - Centro do Rio. Lembro que essas quitações fazem parte do montante de 2.200 ordens de pagamento que ficaram à disposição dos ex-empregados de julho a dezembro 2012. Trata-se, agora, de um segunda chamada relativa aos valores da correção monetária destinada ao grupo de ex-empregados que receberam o montante principal das suas indenizações até o dia 30 de abril de 2012.
Esta Comissão e os colegas que têm ação junto à Massa Falida da Bloch estão bastantes otimistas quanto à perspectiva de pagamento de mais uma parte da correção monetária, ainda nos próximos meses.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
O Brasil não pode fica omisso diante da tragédia de Santa Maria
Banda de Rock com show de pirotecnia não pode dar certo. Não me lembro, nunca vi e nunca ouvi falar que a banda dos "Beatles" e dos "Rolling Stones" tenha algum dia, em seus shows em ambientes internos, utilizado de "sinalizadores ", pirotecnia enfim, para ilustrar as suas apresentações. Eles simplesmente cantavam e tocavam as suas guitarras levando ao delírio milhões de fãs em todo o mundo. Esse era o sucesso desses rapazes. Cantar e tocar guitarras. A falta de talento dessas novas bandas levou a inventar queimar fogos de artifícios e "sinalizadores" – nem sei direito o que seja "sinalizador"– durante os seus shows para torná-los mais atraentes. Não sei, mas a verdade é que essas pirotecnias se transformam em verdadeiros estopins de incêndios em recintos fechados como boates e casas de shows, verdadeiras arapucas e armadilhas de morte, por não estarem preparadas dentro de mínimas normas de segurança que possam garantir a sobrevivência de seus frequentadores em caso de tragédias decorrente da imprudência e desprezo à vida humana.
Não podemos ficar calados e omissos diante dessa última tragédia ocorrida em Santa Maria, uma cidade universitária no Rio Grande do Sul, onde morreram mais de 200 jovens, estudantes, que confiantes organizaram essa festa para com arrecadação em dinheiro viesse financiar a festa de formatura em suas faculdades. Temos que protestar veemente e cobrar das autoridades municipais, estaduais e federais rigor e seriedade no cumprimento e fiscalização das normas de segurança, que exitem na verdade, não só no exercício diário dessas boates e casas de shows, como em eventos como o que ocorreu em Santa Maria.
Essa é a maneira que posso manifestar o meu protesto e a minha cobrança `a seriedade e o bom cumprimento do dever dos órgãos públicos que no fim são os grandes responsáveis por tragédias dessa ordem que ceifam as vidas desses jovens que foram sacrificados pela incompetência, dissídio, má vontade e talvez por indiferença de fiscais e autoridades que fecharam os olhos e viraram as costas ao recinto de uma boate que não tinha uma só saída de emergência e apenas uma porta de entrada que era ao mesmo tempo a única porta de saída. A boate era na verdade a maior urna mortuária do mundo.
O Brasil está em lágrimas
domingo, 27 de janeiro de 2013
Vai tomar no Fuleco!
![]() |
Reprodução |
A imprensa no Brasil é livre? Organização internacional Repórter Sem Fronteiras diz que não
Imprensa Que Eu Gamo balança Laranjeiras
O bloco dos jornalistas cariocas comemorou 18 anos, ontem, arrastando dez mil pessoas no circuito Mercadinho Azul- Gago Coutinho-Largo do Machado-Laranjeiras. Fotos:Gonça
![]() |
E quem disse que a Manchete só porque acabou não tinha o seu representante? Olha só o nosso caro Niltton Rechtman, de camisa vermelha, na bateria do Imprensa. Foto Jussara Razzé |
![]() |
Nilton na bateria, e na moral. Afinal, foi ritmista da Furiosa, a lendária bateria do Salgueiro. Foto Jussara Razzé. |
Cabral enfrenta no Rio o seu maior desafio político
Deputados também fazem da Câmara uma casa de chá. Com tudo de graça
Vão chover calcinhas e sutiãs durante o desfile das escolas de samba
Edmundo pode parar de falar sobre futebol para dirigir o Vasco
É carnaval e a rua é do povo na alegria dos blocos
Cariocas e paulistas disputam notícias sobre a saída de Dedé do Vasco
sábado, 26 de janeiro de 2013
O partido e o político
Esse país precisa acabar com o culto à personalidade de líderes e entender que esses políticos devem ser apenas a ferramenta que vai divulgar e implantar no governo a ideologia e plataforma de realizações em benefício do país e do povo. Que eles sejam apenas líderes entorno de um projeto único e seus divulgadores porque as ideias e projetos não por eles criados mas sim por um partido que nasceu e cresceu em cima de uma plataforma de intenções e ideiais de desenvolvimento e crescimento do país e foi realmente o grande idealizador de um projeto desenvolvimentista e progressista. O homem é sempre o instrumento de crescimento, até porque ele tem um prazo para exercer esse trabalho e depois dele as ideias precisam continuar a ser implantadas. Não morrem com ele.
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Mercedes que pertenceu a Clark Gable é leiloada
![]() |
O Mercedes de Clark Gable: leilão milionário. Foto: Divulgação |
Um lance equivalente a R$3,8 milhões levou o Mercedes 300SL Gullwing (Asa de Gaivota, por causa das portas que abriam verticalmente). O ator usou o carro até sua morte em 1960.
![]() |
O ator, no Mercedes Gullwing, em 1955. Reprodução do site Patekwatch. Clique AQUI e veja mais |
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Kaley Cuoco, atriz de Big Bang Theory, estrela comercial do Super Bowl
Janeiro nem acabou e jornal espanhol já é candidato ao Troféu "Mico da Mídia 2013"
por JJcomunic
A vontade de ser o primeiro a mostrar o presidente venezuelano Hugo Chávez em uma cama de hospital, aliada a síndrome ideológica, foi maior do que a cautela O jornal espanhol El Pais embarcou em uma furada ao colocar na pprimeira página uma foto de Chávez entubado. A imagem era, verificou-se depois, falsa.
Foto falsa era o grande destaque do jornal, que foi retirado das bancas. O jornal reconheceu que "não havia conseguido verificar de forma independente as circunstâncias, o local ou a data na qual ela havia sido tirada".
A foto falsa, que é de um paciente que sofre de doença hormonal, teria sido tirada do You Tube. El Pais diz que a recebe da agência Gtres On Line.
![]() |
Reprodução da primeira página do jornal espanhol: o "furo" era uma furada. |
Nova era Felipão já tem o principal: otimismo e certeza de vitórias
Mundo abre os olhos para enxergar o crescimento da China
Tony Ramos e Irene Ravache estão ganhando a nova guerra de velhos personagens
![]() |
Tony Ramos e Irene Ravache em "Guerra dos Sexos". Foto: TV Globo/Divulgação |
Namoro fake: uma nova maneira da internet diminuir a solidão e a falta de amor
Globo pensa fazer novelas mais curtas para ganhar mais público
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Filha de Obama atrapalha foto do beijo presidencial...
A cena era familiar. Uma das filhas de Obama quis fotografar o beijo dos pais. A outra atrapalhou o click. E o presidente reclama. O video virou viral na internet.
Veja o vídeo. Clique AQUI
Duas capas, duas jogadas de marketing...
A capa da GQ com a cantora Beyoncé vazou na internet bem antes de ir para as bancas. A foto tornou-se campeã de acessos. A suspeita é que o vazamento tenha sido iniciativa da própria revista. O viral deu certo.
Já a revista Complex lançou uma edição com sete capas diferentes, mas todas com a cantora Rihanna. Os editores ainda aguardam os números comparativos de venda para saber se o tática funcionou.
Deu no Washington Post: notinha fiscal agora é mídia
Novidade flagrada em Washington, nos Estados Unidos. O restaurante The Old Ebbitt Grill inclui na nota fiscal notícias fornecidas pela Associated Press. A cada dois minutos, o conteúdo é atualizado. A nota-midia chega com a conta, claro, mas bem que poderia vira antes: as notícias alimentariam o papo de botequim.