Até 2014, VLT no Centro do Rio. Ilustração/Divulgação |
O Rio tinha até os anos 60 uma das maiores malhas urbanas de trilhos de bonde do mundo. Enquanto as capitais europeias preservavam e modernizavam a maior parte das suas rede, a visão curta e o interesse longo dos administradores tupiniquins da época se renderam aos fortes interesses we jogaram asfalto sobre os trilhos nas principais capitais brasileiras. Os bondes foram substituidos por ônibus elétricos e, certamente, muita gente boa ganhou dinheiro com a mutreta. Ou tinha burro na linha ou esse trem da alegria estava lotado de espertos. Ou, ainda, a falta de inteligência fazia par com a proverbial ausência de honestidade. Mais de 50 anos depois, por conta da Copa, da Olimpíada e da revitalização do Porto do Rio, os bondes, que agora atendem pelo nome de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) voltarão ao Centro da cidade. O novo sistema vai tirar das ruas da regiao cerca de 2.000 ônibus, Serão seis linhas. As primeiras entrarão em operação em 2014. Até 2016, 42 estação estarão funcionando.
Um comentário:
Uma das razões para acabar com o bonde foi a escolha das administrações públicas pelo carro. JK deu o primeiro passo e logo os estados e municípios seguiram a onda. Entenderam que o bonde causava os engarrafamentos. Vieram então os ônibus que pelo seu tamanho e quantidade deram um nó nas ruas das cidades. Hoje, tentam disciplinar a circulação dos ônibus criando as pistas seletivas.
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