por Eli Halfoun
Bastou a eliminação em algumas modalidades esportivas para a sempre ufanista torcida brasileira decepcionar-se com os atletas que nos representam em Londres. Não há motivo para decepção. De certas forma, os atletas brasileiros são medalhas de ouro pelo simples fato de terem conseguido competir com os maiores e mais bem preparados atletas do mundo. Estamos cansados de saber que o Brasil está longe de apoiar decentemente seus atletas. A maioria precisa vencer inicialmente a "olimpíada" da falta de recursos financeiros e materiais: durante a preparação são obrigados a enfrentar conduções lotadas e até a falta de um bom tênis. Mesmo assim chegam lá mostrando um esforço e uma superação que deveria ser orgulho para qualquer país. Além do mais não estamos tão mal assim no quadro geral de medalhas. Qualquer que seja colocação de nossos atletas (incluindo os eliminados) estaremos sempre em primeiro lugar. A medalha de ouro da esperança, da superação e do orgulho ninguém pode por mais que tente tirar do Brasil e de todos os brasileiros (Eli Halfoun)
4 comentários:
Isso é passado. O Brasil é hoje um dos paises que mais tem verba para apoio ao esporte. A grande maioria dos atletas parcitipou de provas no exterior, treinamento em condições de primeiro mundo, como o vôlei em Saquarema, a natação, o atletismo. O que falta não é apoiar atletas já conhecidos mas montar programas sociais em colégios, comunidades pobres, interior do Brasil, universidades e clubes para descobrir e aperfeiçoar talentos fora dos grandes centros. O Brasil está com uma das maiores delegações. Já foi o tmepo em que se podia dizer que atletas de ponta não tinham apoio. Reforço: é preciso inverstir em novos talensto, esses aí consagrados já têm condições de sobra.
O que estou vendo na TV é atletas despreparados, vários machcados antes mesmo de entrarem em campo, atleta cometendo erros técnicos, alteta desmaiando no banheira, caindo de cara no chão etc. O governo tem que apoiar o esporte mas também fiscalizar se esses atletas estão se preparando mesmo ou fazendo turismo. O país gasta muito pra pouco resultado.
Frederico voce tem razão. Principalmente quando diz que o esporte tem que ser interiorizado por esse Brasil adentro alem de incentivar o esporte nas escolas, colégios, universidades e comunidades pobres. Na década de 40 e 50 os colégios, municípios e estados realizavam as festas olímpicas da primavera. Nas capitais dos estados e no Rio, capital do Brasil, as festas eram realizadas no estádio São Januário e depois no Maracanã. Em Niterói, no Estádio Caio Martins. As festas eram lindas e todas modalidades de esporte e de ginástica eram praticadas nos estádios. Até hoje não sabemos porque acabaram com as Olímpiadas estudantis.
Joana Maranhão, ginástica, remo, tudo muito abaixo do nível. O Brasil precisa repensar seus treinamento e seus atletas. Vamos buscar gente competente no Piauí. Zona Su7l do Rio e Jardins de São Paulo não dá mais. dinheiro não falta. Falta vergonha na cara e disposição
Postar um comentário