por Nelio Barbosa Horta
Até a Copa do Mundo de 2014, Rio e São Paulo, vão LITERALMENTE parar, devido ao trânsito caótico que observamos diariamente nas duas metrópoles do "sul maravilha", como dizia o saudoso cartunista Henfil, do JB. Não existe nenhum plano B para o caso de interrupção nas vias, para evitar congestionamentos como o que vimos na última terça-feira na Linha Amarela, no RJ, completamente parada, por causa de um acidente próximo ao Aeroporto Santos Dumont, a vários quilômetros de distância.
Um dos motivos, o principal deles, é o excesso de carros nas ruas, todos querendo mostrar seus veículos, favorecidos pelo IPI reduzido, que são usados, por absoluta falta de alternativa, de uma política de transportes coletivos mais eficiente. Vemos, na TV, que a cada cinco comerciais,três são para venda de carros, onde usam todo tipo de artifício para "fisgar"um novo comprador, um incentivo ao consumismo que o Governo apregoa. Mas a falta de ônibus, também não é culpada, já que eles ficam "presos" nos engarrafamentos até que os veículos acidentados sejam retirados, e o "socorro" também fica impossibilitado de chegar ao local do acidente. É um círculo vicioso. Nos EUA, onde também existe uma quantidade muito grande de carros, as estradas principalmente, são bem mais amplas, e, engarrafamento é muito difícil de acontecer. Há um policiamento rigoroso, e o excesso de velocidade é punido com rigor e multas altíssimas.
Já que não temos noBrasil punição rigorosa para os infratores e estradas mais amplas e adequadas, por que não se limitar a velocidade dos carros, cada vez mais velozes? Muitos acidentes, principalmente nas estradas, seriam evitados se a velocidade fosse menor. O perigo maior é nas retas, a RJ-101 é um exemplo, onde os motoristas, "pisam"no acelerador com vontade para chegar logo aos seus destinos. O policiamento é ineficiente e estimula a impunidade. Quando à estrada, tem muitas curvas (como a serra para a Região do Lagos), é mais difícil um acidente porque se trafega emvelocidade reduzida.
Para o problema dos engarrafamentos urbanos, teria que se pensar na construção de ruas mais amplas e mais viadutos, com várias saídas de emergência até para a chegada do socorro. Há um projeto de derrubada da Perimetral para que a vista da baía fique livre, e, também mais bonita. Esta via foi construída sem um planejamento adequado. Mas, e quando não existir mais? Como vai ficar o trânsito no centro do Rio? Com ruas muito estreitas, só a construção de viadutos poderia minimizar o problema, já que a tendência é de cada vez mais carros nas ruas.
Em São Paulo, o problema é maior! Nem a saída de carros em dias alternados resolveu o problema. Pensa-se na construção de vários "minhocões" na tentativa de diminuir os engarrafamentos. Em dias de chuva forte, as ruas ficam alagadas, pára tudo, e os motoristas ficam à mercê dos assaltos já que não podem se movimentar. O que fazer? Com mais viadutos os motoristas estariam um pouco mais "protegidos" da ação dos bandidos. É um projeto caro que envolveria desapropriações, altos investimentos, provavelmente corrupção e superfaturamento. Mas isto é outro problema. Não acredito que até a Copa do Mundo se consiga fazer alguma coisa para resolver este problema, mas a longo prazo é uma medida a ser pensada, já que os Estados foram projetados de maneira antiquada e equivocada, alguns Municípios já pensam em construir suas ruas e avenidas mais amplas para tentar evitar no futuro, os engarrafamentos que tanto infernizam o dia-a-dia dos moradores das grandes metrópoles e os serviços de emergência. (Nelio Barbosa Horta)
Um dos motivos, o principal deles, é o excesso de carros nas ruas, todos querendo mostrar seus veículos, favorecidos pelo IPI reduzido, que são usados, por absoluta falta de alternativa, de uma política de transportes coletivos mais eficiente. Vemos, na TV, que a cada cinco comerciais,três são para venda de carros, onde usam todo tipo de artifício para "fisgar"um novo comprador, um incentivo ao consumismo que o Governo apregoa. Mas a falta de ônibus, também não é culpada, já que eles ficam "presos" nos engarrafamentos até que os veículos acidentados sejam retirados, e o "socorro" também fica impossibilitado de chegar ao local do acidente. É um círculo vicioso. Nos EUA, onde também existe uma quantidade muito grande de carros, as estradas principalmente, são bem mais amplas, e, engarrafamento é muito difícil de acontecer. Há um policiamento rigoroso, e o excesso de velocidade é punido com rigor e multas altíssimas.
Já que não temos noBrasil punição rigorosa para os infratores e estradas mais amplas e adequadas, por que não se limitar a velocidade dos carros, cada vez mais velozes? Muitos acidentes, principalmente nas estradas, seriam evitados se a velocidade fosse menor. O perigo maior é nas retas, a RJ-101 é um exemplo, onde os motoristas, "pisam"no acelerador com vontade para chegar logo aos seus destinos. O policiamento é ineficiente e estimula a impunidade. Quando à estrada, tem muitas curvas (como a serra para a Região do Lagos), é mais difícil um acidente porque se trafega emvelocidade reduzida.
Para o problema dos engarrafamentos urbanos, teria que se pensar na construção de ruas mais amplas e mais viadutos, com várias saídas de emergência até para a chegada do socorro. Há um projeto de derrubada da Perimetral para que a vista da baía fique livre, e, também mais bonita. Esta via foi construída sem um planejamento adequado. Mas, e quando não existir mais? Como vai ficar o trânsito no centro do Rio? Com ruas muito estreitas, só a construção de viadutos poderia minimizar o problema, já que a tendência é de cada vez mais carros nas ruas.
Em São Paulo, o problema é maior! Nem a saída de carros em dias alternados resolveu o problema. Pensa-se na construção de vários "minhocões" na tentativa de diminuir os engarrafamentos. Em dias de chuva forte, as ruas ficam alagadas, pára tudo, e os motoristas ficam à mercê dos assaltos já que não podem se movimentar. O que fazer? Com mais viadutos os motoristas estariam um pouco mais "protegidos" da ação dos bandidos. É um projeto caro que envolveria desapropriações, altos investimentos, provavelmente corrupção e superfaturamento. Mas isto é outro problema. Não acredito que até a Copa do Mundo se consiga fazer alguma coisa para resolver este problema, mas a longo prazo é uma medida a ser pensada, já que os Estados foram projetados de maneira antiquada e equivocada, alguns Municípios já pensam em construir suas ruas e avenidas mais amplas para tentar evitar no futuro, os engarrafamentos que tanto infernizam o dia-a-dia dos moradores das grandes metrópoles e os serviços de emergência. (Nelio Barbosa Horta)
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