quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Seguro contra enchente? Enxurrada vai dar lucro?

por Gonça
São Paulo virou um caos. Pela enésima vez. São quase duas décadas de administração tucana e, a cada ano, o drama e as mortes se repetem. Mas até que o governo é poupado pela mídia. Na maioria das vezes, o imponderável acaba fichado e detido como o elemento responsável pela bagunça na maior ciade do país. Bom, respeitemos o eleitor que conduz e reconduz os administradores paulistas e paulistanos às suas cadeiras. Devem saber o que fazem. O que não dá para aturar são as opiniões pano-quente difundidas pelos especialistas. Um deles afirma hoje que não há solução para as enchentes de São Paulo. Nem desobstruções de rios e canais assoreados, nem controle do lixo jogado em encostas e manaciais, nem piscinões, nem remoção de moradores em áreas de riscos, nem regras para a explosão imobiliária e preservação da permeabilidade do solo, nada disso, a engenharia e as políticas públicas corretas são, segundo o sujeito, impotentes. Ok, então deixa pra lá? Não, o professor de uma universidade muito próxima aos tucanos tem a solução mágica. E, para variar, é financeira. Criar um seguro privado e subsidiado pelo estado para as vítimas das enxurradas. Quer dizer: a zorra continua mas vai passar a dar... lucro.

2 comentários:

debarros disse...

Como controlar dois rios da magnitude dos Tieté e Pinheiros?
Gonça, por acaso vc é engenheiro – pelo menos pluvial – para ficar dando palpites sobre o que desconhece? Até agora pelo que sei vc é jornalista. Ou a sua vocação e ambição profissional não se limitava a ser apenas um jornalista, mas engenheiro tambem?

Gonça disse...

isso é uma tragédia, debarros, não é preciso ser especialista basta saber ler e ouvir opiniões diferentes das eternas desculpas oficiais. Nem é questão partidária mas a referência aos tucanos é inevitável já que governam SP há quase 20 anos. E quem mora em SP sente na pela e sabe que a situação só piorou. Gabaritos altíssimos de prédios liberados em regiões saturadas,não há rede de esgoto ou de águas pluviais que suporte isso, regiões de matas que viraram enormes condomínios... Querem que a água corra para onde? E a ideia de gênio é essa que você leu: transformar a desgaraça dos outros em um meio de faturar venda de seguro subsidiado. Só pode ser piada. Assim como a sua ao achar que só engenheiros podem fazer críticas. O munod inteiro controla rios desde a época dos romanos. Não é questão de engeenharia, é questão de decência e de respeito aos cidadãos que vivem (e morrem) nas enxurradas.