por Gonça
E o ano começa com a divulgação do símbolo dos Jogos Olímpicos de 2016. São três figuras humanas entrelaçadas e em ação, estilizando uma atitude esportiva e ao mesmo tempo de união e congraçamento. Gostei. Estimula várias interpretações. O conjunto lembra também o Pão de Açúcar e a palavra Rio em letra cursiva. Há quem veja na área em azul a famosa curva da Praia de Copacabana. O logotipo Rio 2016 foi criado pela Tatil Design de Ideias. Fred Gelli, sócio da agência, foi um dos criadores do símbolo escolhido entre 138 concorrentes. Claro, não estará imune à irreverência. Alguém já viu aí no cerco das figuras humanas do logo olímpico semelhança com um "arrastão". Mas é bem melhor do que o risível símbolo da Copa do Mundo de 2014, o famoso "Chico Xavier em transe e psicografando", criado pela agência África (outros dizem que o símbolo da Copa parece um daqueles manequins para guardar perucas. Fala, debarros, o que achou do símbolo olímpico? E, para comparar, vai aí embaixo o logo da Copa 2014.
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Um comentário:
Em outro texto falando sobre o logo da Olímpiada fiz um comentário em que discutia a autenticidade desta criação. É evidente a sua criação em cima do quasdro de Matisse: La Danse. O pior está, ao que parece, copia tambem o Logo de uma Fundaçào americana, que se criou em cima do mesmo quadro de Matisse.
Volto a perguntar: por que entregar essas criações de marcas de eventos da importância de uma Olímpiada e de uma Copa do Mundo a Agências de Publicidade?
Elas tem artistas comoetentes e redatores também, mas estão muito acostumados a chupar criações de Agências exteriores. Por que não entregar essas criações a artistas plásticos brasileiros, que gozam hoje do maior teconhecimento do mercado internacional de artes plásticas. Não vou nem citar nomes porque a lista nào caberia nesse espaço.
É uma pena, Fazer o quê? Depois do Chico Xavier, veio agora a cópia da cóioa.
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