domingo, 9 de janeiro de 2011

Está na Constituição: o Estado é laico

Jornais informam que a presidente Dilma Rousseff mandou retirar um crucifixo e um bíblia do gabinete presidencial. Está certíssima. Independente da crença ou descrença do ocupante, o Estado é laico conforme determina a Constituição. A rigor, símbolos religiosos deveriam ser retirados de todos os prédios públicos, incluidos aí o Congresso, repartições e tribunais. A frase "Deus Seja Louvado" que o notório pecador José Sarney mandou imprimir nas cédulas, quando presidente, também vai contra a Constituição e o bom senso. É dessa explosiva mistura entre crenças e administração pública que nascem as ditaduras fundamentalistas religiosas que transformam a fé em terror e sangue. Ontem mesmo, nos Estados Unidos, uma deputada democrata, apoioadora da pesquisa com células-tronco (que os fanáticos religiosos abominam, inclusive aqui no Brasil), foi vítima de um atentado a bala durante um evento político. A intolerância religiosa já avança por aqui, especialmente a perseguição a religiões de origem afro, e o Brasil não precisa de mais esse problema. O Estado é de todos. Que cada um fique com a sua fé ou exerça livremente o direito de ter fé nenhuma.

3 comentários:

Jussara disse...

Apoiadíssimo!!! Assino embaixo 100%. Mas a Dilma que se prepare para a enxurrada de críticas que vai receber por ter feito a coisa certa.

Wilson disse...

uma outra versão afirma que Dilma não chegou a retirar o crucifixo da sala, é que a peça era do Lula e foi embora na mudança

debarros disse...

O Brasil ainda não entendeu que o poder espiritual foi separadoo do poder temporal há muitos anos.
A igreja católlica, apesar do avanço do outros credos religiosos ainda é soberana neste país.
Remover uma religião que se estruturou e se massificou durante 500 anos desde a sua colonizaçào até os dias de hoje vai levar outros 500 anos para se libertar dessa mancha na sua história.
Mas, as grandes transformações são feitas assim. De um golpe só para não deixar saudades. No primeiro momento haverá uma reaçào mas logo passará. esse país avancou muito nas últimas décadas. O número de analfabetos diminuiu considerávelmennte.
Um povo que sabe ler e escrever aprende a pensar e corrigir os seus erros políticos ou não. Amém