por Eli Halfoun
Se tivesse todos os diplomas que se exige dele e não fosse o “analfabeto” que se quer fazer crer que é, Lula, ou seja, o presidente Luís Inácio da Silva, talvez não se saisse tão bem nas entrevistas que começa a conceder quase ao final de seu mandato, como se estivesse dando um até logo para seu entusiasmado e agradecido eleitorado. Na conversa que manteve no último domingo com os competentes jornalistas da Rede Bandeirantes, Lula deu uma aula de simpatia, de simplicidade e de como governar um país tão complicado como o nosso. Não dá para analisar tudo o que Lula falou (e falou bem), mas deu para perceber em cada um de seus interlocutores o respeito e a admiração que tem com Lula e com seu trabalho que, se ainda merece críticas (afinal, oposição é para isso), certamente as merece bem menos do que seus antecessores. Importante é que em suas entrevistas Lula joga limpo. Tão limpo quanto sempre jogou em sua vivência sindical e política. Lula está deixando o governo e está deixando também, como revelou na entrevista, um projeto pronto para ser realizado. Tomara que quem vier a substituí-lo não fuja da raia e não jogue no lixo, como costuma acontecer, um trabalho que só beneficiará o país e, portanto, seu povo. Não importa de quem seja a idéia, mesmo porque a idéia maior é continuar colocando esse país pra frente.
Jornalismo, mídia social, TV, atualidades, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVII. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Não vi todo esse desempenho excelente do prresidente conforme diz o senhor Eli Halfoun. Vi um grupo de jornalistas, sem muito destaque na imprensa, fazendo perguntas que pareciam encomendadas pelo senhor Frankiln Martins, sem abalar um instante qualquer o presidente, que no fim das contas paecia que ele conduzia a entrevista a seu bel prazer.
Com as suas frases de efeito como: "Estou convencido...", "Nunca nesse país..."e por aí afora o presidente conduziu o "colóquio" muito à vontade, deixando transparecer o seu domínio total sobre os entrevistadores.
Assim não vale, gente!
Só a autenticidade do Lula já derruba as questões levantadas pelos jornalistas. Ainda mais quando o "cara" tem o que falar, tem um governo de realizações, muitas metas alcançadas, outras a chegar lá. Não esqueçam que o país passou anos sem obras de infraestrutura. O governo do FHC vendeu o que tinha e não construiu nem um metro de estrada, porto, hidrelétrica, achou que o "capital privado" ia encher o país de obras. O mérito de Lula, até a fanática oposição reconhece, foi tirar o país do atoleiro tucano, o do governo para os ricos e dondocas. O presidente se sai bem nessas entrevistas tanto quanto nas pesquisas porque tem fatos a mostrar e não teorias. É simples.O problema da oposição e a
mídia se enquadra nessa categoria é estar sem bandeira. Vai fazer o quê? Destruir o que o Lula conseguiu? O povo vai pra rua defender o que conquistou. Se tiverem um mínimo de consciência e não praticarem a política baixa, se se ganharem as eleições, deveriam tentar melhorar o que foi feito em direção a condições de vida digna para a grande parcela da população brasileira que tem direito à cidadania. Chega de picareta governando para aquele 0,2% da população que tem jatinho, casa em Miami, dinheiro lavado e mete a mão nas verbas públicas.
Nunca ouvi nem li que o atual presidente tenha construido 1 metro de estrada de rodagem neste país, até pelo contrário: há dois anos atrás, ou mias, o governo teve que abrir – correndo – licitaçòes para renovação de estradas em todo país porque o tranporte, nas estradas, iria entrar em colapso por falta exclusiva de condições de trafego tal o estado em que elas se encontravam. Até hoje o porto de Sepetiba não está pronto. E Itaguai? E o anel rodoviário que iria integrar esse porto com os eixos rodoviários do Estado além de Magé? Qual foi a obra de infraestrutura que esse governo realizou? As obras de saneamento são de responsabilidades dos Estados e Prefeituras. Agora que as propostas das Hidroelétricas entraram em licitaçào, como a de Monte Belo e outras, que estão sendo discutidas por segmentos da sociedade brasileira. O governo apareceu com esse tal de PAC, que não consegue terminar uma obra e mesmo sem estar pronta é inaugurada pelo presidente. Agora inventou outro PAC 2 sem terminar o PAC 1 e sem realizar nada. Tudo para enganar o seu pobre eleitorado que continua a acreditar nele. Claro, é pago com um arremedo do Bolsa Família, para votar e acreditar no seu governo, Esse plano Bolsa Família é o maior plano de compra de votos que já aconteceu no Brasil. A maior chantagem eleitoreira promovida pelo governo e os juizes do STE fazem que não entendem ou que não enxergam. O SUS não começou no governo atual, Se iniciou no último governo. O Bolsa Escola foi obra do governo passado. A lei de responsabilidade fiscal tambem obra do governo passado. A reforma bancária que salvou o país da crise internacional, foi do governo passado. E tantas obras de real importância foram realizadas. E o governo atual deixa como grande obra o "Mensalão", o "Aloprados"e tantas outras sacanagens, além do Bancoop sua última grande obra de governo.
Debarros, você está cheio de razão ao citar um grande número de obras do Lula. São mesmo muitas, algumas prontas e outras em andamento, há hidrelétricas, ferrovias, portos,saneamento, habitação, indústria naval que estava sucateada e renasceu, criou milhões de mperegos, coisas básicas que o povo precisa mas povo é elemento que o pessoal de luvas e plumas não conhece, conhecem ricos e dondocas. Isso é governar, criar condições para que o país cresça como está crescendo. Mas um governo que deixou de lembrança o maior apagão da história sabe lá o que é isso? Gostavam mesmo era de vender uma empresinha aqui e uma empresona ali em troca de saco de moeda podre. Exportação, por exemplo: veja os números do governo dos emplumados, era só déficit. Entregaram o país no buraco à beira de uma crise grave. Pegaram em oitavo e entregaram como a décima-segunda economia do mundo. Uma merda tão grande que Lula levou pouco mais de sete anos para devolver ao Brasil o posto de oitavo PIB. Aquela turma que só passou nos cobres patrimônio público e parou o país durante oito anos sem pregar um prego em uma barra de sabão. Isso é estatística, é história. Salário mínimo crecendo há anos acima da inflação? Uma administração de bajuladores de grandes grupos econômicos sabia lá o que era salário mínimo, porque iria cuidar disso? E é essa turminha que está ansiosa para voltar a pôr a mão no pote de ouro. Agora mesmo passou na TV um anúncio sobre a construção de milhares de quilômetros de gasodutos, já prontos, que interligam o sudeste e o nordeste. A imprensa deu isso? Claro que não, porque divulgaria a realização de uma grande obra de infraestrutura do Lula? Bolsa Família é um projeto de distribuição de renda fantástico, tem contrapartida em escolaridade, tirou da miséria milhões de brasileiros. Mas isso também é coisa que não preocupa a atual oposição. Banestado? Lembra desse escândalo jamais apurado, lembra de quantas CPIs o governo passado enterrou, não viaram pizza já que o forno nem era ligada, com a ajuda de grandes aliados como o ACM tudo era jogado pra baixo do tapete. Essa argumentação neo-liberal não engana mais ninguém. O governo Lula não tem mídia, tem fatos a mostrar e resultados em todas as estatísticas do país. O resto é fanatismo da oposição.
Postar um comentário