terça-feira, 30 de junho de 2009

Rogério Reis e Walter Firmo: dois craques da fotografia


Duas exposições essenciais. Ambas no Centro Cultural Correios, Rio, de hoje a 2 de agosto.

Av.Brasil 500, de Rogério Reis, é descrita como “uma viagem às ruínas da antiga sede do Jornal do Brasil”. Um dos blocos reúne trabalhos do fotojornalista em coberturas como a campanha da Anistia e Diretas-Já. O outro, é um registro emocionado das ruínas do prédio que sediou o Jornal do Brasil durante 29 anos. Na foto de divulgação (de André Arruda), Rogério Reis revisita os escombros da antiga redação do JB.

· Oropa, França e Bahia”, de Walter Firmo, fotógrafo que foi da Manchete, é o produto, como diz o texto de apresentação da exposição, “do aleatório”, “de portar sobre o peito uma câmera fotográfica com a biruta solta para um vento, venha de onde vier”.


3 comentários:

Eliane Furtado disse...

Bom dia Panis. Bom dia Gonça, Alicinha amada e Ju minha luna e amiga eterna.bom dia turminha da grande do "Aconteve na Manchete".
Tive uma idéia. Porque não colocar vez por outra uma foto bem legal dos nossos companheiros da fotografia? Daquelas inesquecíveis.
Saudade de Gil Pinheiro o pai.Fizemos uma viagem inesquecível para Rondônia, reportagem com Indios Nhambiquaras.1983 . Faz tempo. Repórter, o craque Sergio que hoje comanda a Folha. Meu cinegrafista, o máximo, Luis Straus.
Ganhamos prêmios na Alemanha. E a capa de Manchete foi a linda foto do Gil. Inesquecível.

Eliane Furtado disse...

Sorry, porque confundi letrinhas. Bom Dia a todos. Sou a mesma repórter elétrica risos.

Gonça disse...

Bom idéia, Eliane. Fotos não temos, a não ser que fotógrafos da Manchete nos mandassem e autorizassem a publicação neste blog. Mas é possível encontrar algumas reproduçãoes de fotos do pessoal. Outra coisa que um dos nossos colegas fotógrafo poderia fazer seria visita o prédio do Russell agora e fazer um bom ensaio nos espaços das antigas redações mais ou menos como o Rogério Reis fez no JB. Daria até uma futura exposição.