Hoje na coluna Gente Boa, de Joaquim Ferreira dos Santos, do jornal O Globo, foi publicada uma das fotos mais famosas da carrreira do fotógrafo Orlando Abrunhosa (um dos autores do livro Aconteceu na Manchete), na Copa de 70, no México. A foto publicada originalmente na Revista Manchete, está sendo comercializada indevidamente no exterior e por este Brasil afora. Como diz a nota a foto tem Dono. O advogado Nehemias Gueiros já entrou com uma ação contra os "usurpadores" e a turma do Panis está torcendo para que se faça Justiça.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
3 comentários:
Há anos, esta belíssima foto do nosso caro Orlandinho é alvo de pirataria. Agora, pelo jeito, o fotógrafo terá seus direitos assegurados. A imagem antológica de Tostão, Pelé e Jairzinho ganhou o prêmio de Melhor Fotografia da Copa de 70. Orlandinho, profissional competente e gente boa, merece. Ótima informação, Alice.
Por incrível que pareça, estava eu, em um ensolarado balneário inglês- juro que lá existe- quando ao entrar em uma galeria de arte tive uma grata surpresa. Folheando um católogo com muitas obras de arte -Fine Art Colletor, deparei-me com uma matéria -The Incomparable Pelé - onde não só falava da genialidade do nosso atleta maior-Edson Arantes do Nascimento, como também anunciava o lançamento de uma coletânea de fotos autografadas por ele. A abertura da matéria é justamente a foto sobre a qual Orlando Abrunhosa reivindica a autoria e os direitos de publicação. Cada foto, devidamente autografada, conta uma história e tem um preço que varia de 350 a 750 libras. A mais cara é onde Pelé aparece no ar, dando a sua famosa bicicleta.A revista está comigo a disposição de Orlandinho para que consiga o merecido reconhecimento através dos direitos autorais.
Como diz o Esmeraldo, isso mesmo Orlandinho merece!!! Um grande fotógrafo!!!
J. Egberto
Postar um comentário