sábado, 22 de maio de 2021

O país onde o vírus tem passe livre ( ou passando a boiada das novas cepas)

O Brasil tem portas abertas para o vírus. Desde o começo da pandemia, no ano passado, não foram adotadas medidas rigorosas de controle de aeroportos, portos e fronteiras terrestres. Muito menos foram rastreados contatos de viajantes infectados. E a irresponsabilidade sanitária permanece como prática usual do governo federal. Nada mudou.

Todas as novas cepas vieram passear no Brasil, sem entraves. Agora, é a vez da variedade indiana do Covid-19. Chegou ao Maranhão através de um navio que partiu da Índia e fez escala na África do Sul. Autoridades estaduais providenciaram isolamento e aguardam análises que apontarão se já há contaminação local e comunitária ou se o perigo está contido a bordo. 

Em Fortaleza, no dia 9 de maio, quando a Índia já era um alerta mundial, dois brasileiros que desembarcaram no aeroporto estão agora sob suspeita de  contaminação com a nova cepa, também a depender de análises. Há suspeitas e Belém do Pará. Se for confirmada a circulação da cepa indiana nesses estados e constatada a contaminação comunitária seria normal um controle de entrada e saída dessas regiões, algo que, a julgar pelo modo desleixado com que o Brasil combate a pandemia, dificilmente ocorrerá (No fim da tarde de hoje, o Ministério da Saúde anunciou controle de rodoviárias e aeroportos com testagem mas sem bloqueios)

A explosão da peste no país asiático, que atingiu proporções apocalípticas, se deu precisamente pela velocidade com que a nova cepa se espalha. Essa é a nova tragédia das tragédias que pesa sobre nossas cabeça; E a interrupção da vacinação por falta de imunizantes só agrava o quadro.  Brasil apostou na Ceifadora, quase 500 mil mortes e tristeza sem fim. 


Um comentário:

J.A.Barros disse...

A " gripezinha " está devastando o brasil. Imagina, uma VACINA comunista? Isso pode entrar na cabeça de uma pessoa normal? Imagina, seres humanos virarem jacarés, após serem vacinados contra a Covid-19? Imagina, boicotarem a compra de VACINAS, oferecidas por Laboratórios ao brasil? Imagina, um presidente de um país, ser garoto propaganda de um remédio comprovado ser ineficiente. contra o Covid-19? Imagina, que tudo isso possa acontecer, nos tempos modernos de hoje, em países com seus presidentes paranóicos?