segunda-feira, 31 de maio de 2021

As balas do Recife: uma foto, dois dramas


Uma das imagens mais impressionantes do 29M, o dia de protestos ela vida e contra o governo de Jair Bolsonaro: Daniel Silva não participava da manifestação - e mesmo que participasse - foi vítima da violência policial.  Ele é adesivador de carros e estava no centro de Recife para comprar material de trabalho. A foto é de Hugo Muniz e foi publicada pela Ponte.org que você pode acessar neste link para ver a matéria completa (https://ponte.org/homem-perde-o-olho-apos-ser-baleado-pela-pm-do-pe/ )

por Pedro Juan Bettencourt

Rembrandt perdeu os dentes por causa das balas do Recife, eram açucaradas demais... Hoje, pacatos cidadãos recifenses estão perdendo os olhos por causa das balas ‘de efeito moral’ atiradas em partes vitais do corpo pela truculenta PM local. 

Mato a cobra e mostro o pau, veja trecho do artigo do escritor e jornalista Leonardo Padura:

“Os comerciantes holandeses, entre os quais havia vários dos judeus de Amsterdã (os mesmos que fundaram a sinagoga), que fizeram grandes fortunas no século 17, foram os principais introdutores do produto na Europa. E um de seus destinos foi Amsterdã, onde floresceram várias refinarias que se encarregavam de processar os melados pernambucanos para obter açúcar –e balas. Aquelas balas, que costumavam ter forma cônica, causaram furor na Amsterdã burguesa da época, e dizem que era frequente ver os moradores da cidade andando pelas ruas saboreando a novidade doce.”

Link do Blog no Magno, para ler o artigo todo, uma joia . 

https://blogdomagno.com.br/ver_post.php?id=151453

Nenhum comentário: