sábado, 29 de maio de 2021

O que La Bodeguita del Medio, em Havana, tem a ver com La Fiorentina, no Rio?

O berço dos mojitos em Havana Vieja

O mural de assinaturas, antes da reforma e...

...depois do desastre cultural. Fotos Diário de Cuba 

Em abril de 2022, La Bodeguita del Medio vai comemorar 80 anos. 

Mas querem botar água no mojito. 

Um dos dois bares e restaurantes de Havana que Ernest Hemingway tornou famoso em todo o mundo (o outro é a Floridita, onde há uma estátua do escritor) enfrenta uma grave crise. E não tem a ver diretamente com a pandemia ou só em parte o vírus interferiu. Com a queda do movimento, a gerência da casa resolveu reformar o lugar. Havia infiltração nas paredes e no teto, desgaste da estrutura, encanamentos e rede elétrica. Intelectuais e boêmios de Cuba estão indignados com a gerência da casa e com a Comissão de Monumentos de Cuba. A reforma descaracterizou o famoso ponto da Rua Empedrado, na Havana Vieja. "Um crime", é o mínimo que dizem. Com autorização do órgão do governo, o gerente passou uma mão de tinta sobre as centenas de assinaturas e mensagens deixadas nas paredes pelas várias gerações de frequentadores, muitos deles famosos.  Nat King Cole, Fidel Castro, Xavier Cugat, Pablo Neruda, Agustín Lara, Cantinflas, Salvador Allende, Errol Flyn deixaram lá seus recados. Hemingway escreveu: ""Mi mojito en La Bodeguita, mi daiquirí en El Floridita". 

"Acabou magia", lamentam os cubanos. A direção do Bodeguita Del Medio alega que todas as fotos dos anos 40, 50 e 60 que também decoravam as paredes foram mantidas, assim como os livros com as assinaturas. 

La Fiorentina, no Leme

E as assinaturas e mensagens tradicionais. Reproduções Facebook

Por coincidência, um restaurante carioca que também exibe assinaturas famosas nas colunas, está sob risco. Por conta da pandemia e de dívidas (o imóvel é objeto de disputa judicial), La Fiorentina, no Leme, Zona Sul do Rio, fechou as portas. Inaugurado em 1957, era point de jornalistas e artistas. Suas meses receberam Maysa Matarazzo, Jorge Dória, Jece Valadão, Agildo Ribeiro, Vera Vianna, Anselmo Duarte e tantos outros.  Em visitas ao Rio, nomes como Rita Hayworth, Rock Hudson, Kim Novak, Marisa Berenson, Margaux Hemingway, Rudolf Nureyev, Jean-Paul Belmondo, Gina Lollobrigida e Claudia Cardinale passaram por lá. Tempos em que Hollywood e Cinecittá eram aqui. Ou melhor, ali no Leme.

Nenhum comentário: