sexta-feira, 7 de maio de 2021

Quer revisar sua mensagem antes de enviar? Twitter vai oferecer aos usuários uma chance de reescrever tuítes ofensivos...

O Twitter dá mais um passo para conter a tempestade de ódio que assola a rede. 

Sempre que os algoritmos farejarem palavras ofensivas, o usuário receberá um aviso: “quer revisar isso antes de tuitar?”. Em seguida o aplicativo oferecerá três opções: "enviar assim mesmo", "editar" ou "excluir".

Nota oficial do Twitter informou que o recurso já está ativo no países de língua inglesa. Gradativamente será implantado em outros idiomas. 

Os operadores do Twitter têm estudos que indicam efeitos positivos da oportunidade oferecida aos tuiteiros para revisão de mensagens agressivas. Mais de 30% dos usuários pensaram melhor e aliviaram os termos ofensivos. 

Não são poucos os usuários que se arrependem de enviar ofensas e é ainda maior o número daqueles que alegam que estavam bêbados ou com alguma birita a mais quando "desabafaram" em excesso. 

No Brasil, como parte da estratégia para tornar a rede mais civilizada, o Twitter já pergunta ao usuário se não que ler o texto de determinados artigos antes de responder. É que muitos leem os títulos e se alguma coisa incomoda já disparam críticas ou xingamentos sem chegar a conhecer o texto completo. 

Nenhum comentário: