quarta-feira, 12 de maio de 2021

Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro: acervo musical no ar...


Enquanto espera a conclusão da sua nova sede, felizmente o Museu da Imagem não está atrás de tapumes como o seu futuro prédio, inconcluso, da Av. Atlântica. 

Nesses tempos estranhos, a Cultura está sob ataque, mas o povo da cultura resiste em iniciativas próprias, como em uma guerrilha do conhecimento e da memória. 

O MIS, um dos museus mais queridos dos cariocas - porque guarda a essência da cidade -  acaba de lançar a Rádio MIS RJ . A emissora FM que toca no dial do seu carro ou no seu smartphone não roda mais clássicos da música popular brasileira? Pois o grande acervo do museu está disponível na web. Sambas, chorinhos, bossa nova, marchinhas, está tudo lá. 

Além dos arquivos próprios, parte do conteúdo sonoro vem do que a antiga Rádio Nacional gravou nos anos 30,40 e 50. Registros em acetato,  LPs, gravadores de rolo etc, foram digitalizados. 

Uma pequena observação preocupante: segundo o MIS, até agora a maioria dos acessos às músicas vêm do exterior. Sintoniza e reaje, Braziu!

OUÇA A RÁDIO MIS RJ AQUI

Um comentário:

Aline disse...

Informação maravilhosa, adora ouvir músicas de época. Um bom remédio para quem é inundado por Anita, música sertaneja indigente, funk com palavrões e gospel terrível.