sábado, 13 de outubro de 2018

The Economist: A próxima recessão mundial vem aí. Só falta marcar a data para entrar em cartaz

Se você anda de baixo astral, não leia The Economist dessa semana.
Analistas não comprometidos com o mercado financeiro anunciam que a próxima crise econômica global já está em fase de ensaios técnicos. Que ela chegará - afirmam - é certo. A única dúvida é quanto ao volume de devastação que causará.

No ano passado, os países desenvolvidos cresceram e muitas economias saíram do marasmo. O Brasil de Temer, mergulhado no caos político, social e econômico, foi exceção: continuou estagnado.  Neste ano, o panorama já foi menos otimista para todos. Os mercados de ações tiveram pelo menos duas importantes e acentuadas quedas. O FMI já admite que o crescimento vai desacelerar em praticamente todas as economias.

Mesmo após a crise de 2008, a maioria dos país não quis ou não conseguiu aperfeiçoar a regulação dos mercados financeiros globalizados. Na época, bancos e agências de classificação de risco enganaram clientes e governos. O endividamento e o estouro do mercado imobiliário americano acenderam a chama da crise e a correria foi generalizada. Analista e órgãos governamentais alertam que o preço dos imóveis já ultrapassou as cotações de dez anos atrás. O tanque de gasolina está cheio, falta o fósforo - dizem.


3 comentários:

J.A.Barros disse...

Foi nessa crise de 2008, que o então sapiente presidente do Brasil, Lula da Silva disse que essa crise internacional seria para o Brasil uma mera "marolinha " . Aí está a "marolinha "que até hoje mexe com a economia brasileira.

Corrêa disse...

Foi marolinha mesmo. No governo Lula a crise foi muito bem administrada. Lula entregou o país crescendo, com empregos, inflacsi controlada e mais de 300 bilhões de dólares de reservas.se não fossem essas reservas hoje o Brasil já estava com uma crise pior do que a da Argentina. Dilma entrou em 2011, não teve competência e também foi vítima da crise política provocada por quem queria derruba-la.ceio o golpe e aí está o Brasil nos braços do neofascismo.

Lemos disse...

Ô, individuo j.a melhor se informar antes de espalhar caô por aí.