terça-feira, 2 de outubro de 2018

Fotografia - Olha isso... a velha guarda do jazz em galeria de imagens do New York Times...

CLIQUE AQUI


ATUALIZAÇÃO EM 03/10/2018 -

por Roberto Muggiati

Nós, que sempre copiamos os irmãos do Norte - nem sempre nas melhores coisas -   nos omitimos totalmente em registrar nos anos 50 os grandes da Velha Guarda com os novos da Bossa Nova, Jovem Guarda e MPB – estavam todos vivos. Não só para uma foto tipo álbum de família, como para gravações reunindo veteranos e jovens, como fizeram amplamente nos EUA – repito, muita gente boa ainda estava viva – Pixinguinha só morreu em 1973, podia ter gravado com a rapaziada da Tropicália, imaginaram?!

A foto de Art Kane inspirou um filme a Steven Spielberg, O terminal (2004). Tom Hanks é Victor Navorksi, de uma republiqueta do leste europeu chamada  Krakozhia. Quando desce em Nova York no Aeroporto JFK há um golpe de estado em seu país. 

Os EUA não reconhecem o novo governo e ele fica ilhado no aeroporto, sem poder entrar no país, nem sair. Navorski viajou numa missão sentimental. Seu pai possuía uma cópia da foto de Art Kane com os autógrafos de 57 dos 58 músicos. Hanks passa o filme agarrado com a misteriosa foto enrolada dentro de uma latinha. Só falta um autógrafo – o do saxofonista Benny Golson, que faz temporada num hotel de NY. Claro, com Spielberg não pode deixar de ter happy ending. Finalmente, Hanks consegue escapulir para Manhattan e colhe o último autógrafo. By the way, Benny Golson é um dos dois sobreviventes da foto famosa de 1958. O outro – também saxofonista tenor – é Sonny Rollins.



Nenhum comentário: