Reprodução o Globo |
É dramática a situação dos filhos dos imigrantes detidos em campos instalados no deserto do Texas. Segundo matéria do New York Times, reproduzida pelo Globo, ontem, até a assistência jurídica aos pequenos prisioneiros é limitada. O visual dos campos americanos e a logística não deixam de fazer referência distante, mas presente, com a tragédia nazista que o mundo teima em reconfigurar.
As crianças, em vários pontos do país, são acordadas no meio da noite, colocadas em comboios de ônibus que, semanalmente, cruzam as estradas rumo ao deserto. São cerca de 13 mil meninos e meninas detidos, de várias idades, desacompanhados do pais.
O Texas não é Birkenau, mas vistos do alto, com os detidos em longas filas, os barracões, que comportam 20 crianças cada um em fileiras de beliches, lembram a triste arquitetura do passado.
Birkenau. Reprodução |
Um comentário:
Esses galpões já existiam ou foram constritos para essa finalidade? Incrível, como se constrói com tanta velocidade centenas de galpões para aprisionar crianças que nem sabem e não entendem porque estão confinadas nesses barracões.
Postar um comentário