sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Queima de arquivo da História: foi-se a primeira propina imperial

Quinta da Boa Vista. Aquarela do pintor alemão Thomas Ender. Reprodução

por Jean-Paul Lagarride 

A margem da enorme tragédia cultural que foi o incêndio que consumiu o Museu Nacional, vale retirar uma real news dos escombros da História.

O Palácio da Quinta da Boa Vista foi a primeira residência de D. João VI no Rio.

Não exatamente a primeira.

Ao chegar ao Rio em 1808, a Família Imperial hospedou-se no Paço da Praça Quinze, então Casa dos Governadores e Vice-Reis. Por sua localização, o Paço era o destino final das enxurradas que na época desciam das montanhas do Maciço da Tijuca – praticamente careca, desmatada que fora para o plantio de cafeeiros. Ao passar pelos bairros populares, estas enxurradas eram enriquecidas por todo tipo de sujeiras, entulhos, esgotos a céu aberto: pode-se imaginar o cheiro das águas lamacentas que regularmente invadiam o Paço Imperial.

Compadecido com a situação de D. João VI e de seus familiares, o rico comerciante português e traficante de escravos Elias Antonio Lopes presenteou-o com o sítio conhecido como "Chácara do Elias", onde havia um casarão que logo uma reforma completa transformaria em belo palacete.

Tudo isso, é claro, em troca de certos favores e sem risco de lava jato, equipamento que não atendia as carruagens nos idos de 1808... No mesmo ano, o esperto Elias foi nomeado tabelião da Vila de Paraty. Dois anos depois, em 1810, tornou-se alcaide-mor da Vila de São João del-Rei e, em seguida, provedor da Casa de Seguros da Corte, além de assumir a responsabilidade pela arrecadação de impostos e várias localidades.

Foi ali que cresceram os Pedros I e II. Dom Pedro II residiu ali toda sua vida, até sua destituição em 1889 e a deportação para a Europa.

Imperador culto, apreciador das artes e das ciências, montou na Quinta da Boa Vista um museu de valor incalculável, que tinha como uma das principais atrações a famosa múmia trazida do Egito.

Em mais um exemplo de descaso criminoso das "autoridades" brasileiras, mais de 20 milhões de  peças, de valor inestimável, foram consumidas pelo fogo no incêndio deste domingo, 2 de setembro de 2018.

2 comentários:

Prof. Honor disse...

Monarquistas costumam apregoar a "honestidade" do império. Mentira. Asim como saudosos da ditadura inventam que no regime militar não tinha corrupção. Mentira.

Ludmila disse...

Não tem inocentes nesse verdadeira crime contra a cultura que foi a destruição do museu nacional. O governo que corta verbas, a universidade que foi conivente ao não denunciar o perigo, a falta de brigada de incendio permanente, o material inflamável guardado no prédio e todos os absurdos. Ouvi entrevistas de dirigentes falando que tinham planos para retirar os inflamáveis, fogo não espera plano, tinha plano pra isso, pra aquilo. Agora surgem protesto, infelizmente para o museu da Quinta é tarde.
Que os alerta sirvam pelo menos para que se proteja outros patrimonios em grande perigo.