domingo, 23 de setembro de 2018

Passaralhos são predadores do jornalismo...

Boletim da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) informa sobre onda de demissão em massa no Sistema Verdes Mares, que controla o jornal Diário do Nordeste, a Rádio Verdes Mares, TV Diário e TV Verdes Mares, esta afiliada da Rede Globo.

Nos últimos anos, o passaralho é recorrente nos grandes veículos do jornalismo brasileiro e já dizimou centenas de publicações menores.

O predador levou embora milhares de empregos. Mas não só isso. Em boa parte, a qualidade do jornalismo brasileiro também se foi no bico da ave. Uma das razões é que a peneira costuma cortar cargos e selecionar consciências ou optar por aquelas mais gelatinosas e que mais se ajustam às formas patronais.

Se já era quase imperceptível, o contraditório na cobertura dos fatos, o outro lado, tornou-se microscópico, quase vencido pelos interesses políticos, financeiros e corporativos.

Passaralhos se alimentam de empregos, comem a ética no café da manhã, fazem da consciência social um lanche vespertino e jantam a honestidade.

O passaralho é um neoliberal voraz.

Não sofre risco de extinção. A reforma trabalhista da marionete Temer e dos lobbies empresariais que puxam seus cordões é o habitat e parque de diversões da espécie.

3 comentários:

Inês disse...

Triste, mas é isso mesmo

J.A.Barros disse...

Desde que comecei a trabalhar na Imprensa sempre existiu "os passaralhos ". Hoje, os "passaralhos "são mais violentos e carrega mais empregados para o olho. da rua.

J.A.Barros disse...

O ermo certo deve ser : "...sempre existiram "os passaralhos "...