No momento em que o fascismo ganha espaço na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, o Clapton CFC, modesto time inglês de futebol, dá exemplo de cidadania.
Para alertar os países democráticos sobre as ameaças que pesam sobre a liberdade, o clube lançou uma camisa com as cores da Segunda República Espanhola e a estrela de três pontas das Brigadas Internacionais que lutaram contra o ditador sanguinário Francisco Franco, que recebeu armas e apoio aéreo de Adolf Hitler durante a Guerra Civil Espanhola. The Guardian publica matéria sobre o assunto.
Em pouco tempo, foram vendidos milhares de exemplares, principalmente na Espanha. O uniforme vermelho, roxo e amarelo, que marca os 80 anos do fim conflito, foi usado pela primeira vez no sábado passado. Nas costas, a camisa exibe a frase "No Passarán", o famoso slogan dos antifascistas inspirado na frase de Dolores Ibárruri, La Passionaria.
Para o clube, o futebol também deve travar algumas batalhas fora de campo. Parte do dinheiro arrecadado com a venda das camisas será destinado a projetos culturais que preservem a memória dos heróis que foram á Espanha lutar contra o nazi-fascismo.
Nos últimos meses, ativistas encomendaram a fábricas da Itália, França, Alemanha e Inglaterra camisetas que alertam contra os avanços dos fascistas e neonazistas na Europa. Nos Estados Unidos, o alvo são Trump e os supremacistas brancos.
As novas tshirts políticas se revelaram um sucesso e despertaram interesse muito além dos movimentos organizados. Em tempos digitais, a camiseta resiste como veículo de mensagens pollíticas.
A maioria está à venda na internet. Basta digitar antifascist tshirt.
Pelo jeito, o Brasil está precisando importar.
Jornalismo, mídia social, TV, streaming, opinião, humor, variedades, publicidade, fotografia, cultura e memórias da imprensa. ANO XVI. E, desde junho de 2009, um espaço coletivo para opiniões diversas e expansão on line do livro "Aconteceu na Manchete, as histórias que ninguém contou", com casos e fotos dos bastidores das redações. Opiniões veiculadas e assinadas são de responsabilidade dos seus autores. Este blog não veicula material jornalístico gerado por inteligência artificial.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Com toda certeza!!!
Postar um comentário