sábado, 22 de setembro de 2018

Viu isso? Time de futebol lança camisa antifascista...

No momento em que o fascismo ganha espaço na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil, o Clapton CFC, modesto time inglês de futebol, dá exemplo de cidadania.

Para alertar os países democráticos sobre as ameaças que pesam sobre a liberdade, o clube lançou uma camisa com as cores da Segunda República Espanhola e a estrela de três pontas das Brigadas Internacionais que lutaram contra o ditador sanguinário Francisco Franco, que recebeu armas e apoio aéreo de Adolf Hitler durante a Guerra Civil Espanhola. The Guardian publica matéria sobre o assunto.

Em pouco tempo, foram vendidos milhares de exemplares, principalmente na Espanha. O uniforme vermelho, roxo e amarelo, que marca os 80 anos do fim conflito,  foi usado pela primeira vez no sábado passado. Nas costas, a camisa exibe a frase "No Passarán", o famoso slogan dos antifascistas inspirado na frase de Dolores Ibárruri, La Passionaria.

Para o clube, o futebol também deve travar algumas batalhas fora de campo. Parte do dinheiro arrecadado com a venda das camisas será destinado a projetos culturais que preservem a memória dos heróis que foram á Espanha lutar contra o nazi-fascismo.

Nos últimos meses, ativistas encomendaram a fábricas da Itália, França, Alemanha e Inglaterra camisetas que alertam contra os avanços dos fascistas e neonazistas na Europa. Nos Estados Unidos, o alvo são Trump e os supremacistas brancos.



As novas tshirts políticas se revelaram um sucesso e despertaram interesse muito além dos movimentos organizados. Em tempos digitais, a camiseta resiste como veículo de mensagens pollíticas.

A maioria está à venda na internet. Basta digitar antifascist tshirt.

Pelo jeito, o Brasil está precisando importar.

Um comentário:

Unknown disse...

Com toda certeza!!!