sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Leitura Dinâmica: a pegada de Toffoli, os cabos eleitorais do mercado, a maracutaia do Maracanã...



Foto Alfred Eisenstaedt/Reprodução Pinterest

* Aquele abraço - Da sessão de posse do novo presidente do STF,  Dias Toffoli, e da despedida da ex, Carmen Lúcia, a história certamente vai guardar mais a pegada do que as biografias, mais a foto que as palavras. Tanto que Globo e Estadão estamparam nas suas primeiras páginas o forte abraço do empossado na desempossada. Obviamente, não houve beijo, mas a cena efusiva guarda sutil semelhança com outra foto histórica feita não em um tribunal mas na Times Square, Nova York, em 1945. Aquela, na comemoração do fim da Segunda Guerra, foi eternizada pela Leica do fotógrafo polonês Alfred Eisenstaedt. Curiosamente, o editor da galeria de fotos do site do STF preferiu não colocar a cena do forte abraço no álbum oficial disponível para divulgação. Mas os fotógrafos do vários veículos que lá estavam não perderam o clique. 

* Com velocidade turbinada de Usain Bolt, governo Temer corre para emplacar editar de licitação do que resta do pré-sal. É coisa de 100 bilhões de reais. "Vâmo que vâmo" é o que diz a rádio-coredor do Planalto em fim de festa.

* Está em dúvida quanto ao voto? Fácil: siga a mídia e observe quem é o candidato que deixa o "mercado" nervoso. A chance maior é que esse seja o cara!

* A polêmica concessão do Maracanã tem mais buracos de suspeita de corrupção do que o próprio gramado do estádio. O Justiça acaba de anular a jogada feita durante o desgoverno Sérgio Cabral. Foi maracutaia, diz o juiz. Além disso, o Maraca foi interditado por causa do gramado impraticável. O Flamengo, que há tempos é parceiro privilegiado dos concessionários e é quem mais manda jogo lá não viu isso?

* Profetas do apocalipse econômico - Lendo as colunas de economia na mídia conservadora, o recado que o eleito recebe é que o país entrará em caos galopante caso o próximo presidente não seja do agrado do mercado, da especulação e dos traficantes de dinheiro. Um tipo de "terrorismo" que se repete de quatro em quatro anos. Parece mais campanha política do que análise honesta. O mercado e seus porta-vozes sofrem de urticária a cada eleição. Preferiam que não existisse esse "fator turbulência"?
 

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Com Diaz Toffoli o Lula vai ser solto, nenhum petista mais vai ser preso, o Haddad vai ganhar a as eleições, O José Dirceu voltar[a a ser o Chefe da Casa Cilvil e a Petrobras vais ser acharcada de novo.

J.A.Barros disse...

Com um beijo cinematográfico a la Hollywood o Ministro Diaz Toffoly sapeca uma ardente bitoca na Ministra que saía , Carmen Lúcia.

J.A.Barros disse...

Depois do golpe famoso contra a ex–presidente Dilma está chegando novo golpe para por Lula em lliberdade