sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang pede paz, apesar de Kim Trump-un e Donald Jong

O voo da paz

As delegações das Coreias do Sul e do Norte, juntas, levam bandeira branca com o mapa dos dois países, sem fronteiras. 

O Estádio Olímpico

A bandeira dos anfitriões

A chama olímpica
FOTOS COMITÉ INTERNATIONAL OLYMPIQUE/PYEONGCHANG 2018


A esperança de paz esteve presente o tempo todo na cerimônia de abertura da Olimpíada de Inverno, agora de manhã, em PyeongChang, na Coreia do Sul. As duas Coreias desfilando juntas, os drones formando a pomba da paz e a canção "Imagine", de Lennon, deram o tom da cerimônia.A impressão é de que o povo e os atletas não estão no mesmo tom belicoso de figuras como Donald Trump e Kim Jong-un. O americano enviou à Seul o seu vice-presidente, Mike Pence, que bate tambores de guerra; o líder da Coreia do Norte promoveu um desfile militar como "recado" do seu poder. 
O estádio aplaudiu, no final, a delegação única das duas Coreias. Em uma cena histórica,  
Chung Gum, atleta da Coreia do Norte, Yunjong Won, da Coreia do Sul, entraram com a mesma bandeira branca com o mapa da península, sem fronteiras. 
Uma lição de convivência que aponta para dois sujeitos tão inconsequentes quanto imbecis nas sua semelhanças: Kim Trump-un e Donald Jong. 

4 comentários:

Dairton disse...

As guerras são iniciadas por governantes e generais. Infelizmente eles não morrem, quem sofre é o povo.

Léo disse...

Imbecis só? São dois filhos da puta

J.A.Barros disse...

Nas guerras de hoje, os generais não morrem, mas nas guerras Napoleônicas, generais morriam sim.

J.A.Barros disse...

Esses Jogos de Inverno na Coreia do Sul, na minha opinião, não serão a chave para que as duas Coreias procurem uma solução pacífica para o estado atual de possível confronto bélico a qualquer momento. A Coreia do Norte de hoje é um país fortemente armado militarmente e possuidor de artefatos nucleares. Me parece que o líder coreano adotou a política de morder e assoprar ao mesmo tempo. Enquanto na Coreia do Sul os dois países se congratulavam na abertura dos jogos, na capital da Coreia do Norte acontecia mais uma parada militar demonstrando todo o seu poderio bélico, inclusive com o desfile dos Mísseis Intercontinentais.