sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Cultura pop: revistas impressas quando morrem vão para o céu. Fica em Londres...

Hyman Archive.: o maior acervo de revistas impressas do mundo.
Foto reproduzida de vídeo do site oficial (link abaixo) 

Ainda em fins dos anos 1980, o inglês James Hyman percebeu que a internet poderia exterminar um dos seus hábitos mais prazerosos: ler revistas impressas. Desde então, passou a colecionar exemplares das mais variadas publicações.

Hoje, o Hyman Archive é, no gênero, um dos maiores do mundo. Conteúdos de revistas podem ser digitalizados e assim eternizados. Todo o acervo está em processo de digitalização, mas o que interessa a Hyman é preservar a experiência sensorial do manuseio e da leitura da revista impressa,

Ele mantém já arquivados e catalogados 160 mil exemplares em um antigo armazém no subúrbio londrino de Wollwich. A cultura pop está toda encadernada alí. Para viabilizar a estrutura, cobra entradas para pesquisadores ou simples curiosos. O Guiness já o reconhece como o maior colecionador privado do mundo. E hoje ele recebe um número crescente de doações de vários países.

Entre os pesquisadores que vão ao Arquivo Hyman, a maioria está interessada em publicações de música e de bandas. Por gosto pessoal, o colecionador tem estantes especializadas, além de raridades em matéria de revistas independentes que registraram o panorama musical das últimas décadas.

O New York Times encontrou um titulo sugestivo para uma matéria que fez sobre o trabalho de James Hyman: "As boas revistas vão para o céu".




VOCÊ PODE ASSISTIR A VÍDEOS SOBRE O FUNCIONAMENTO 
DO HYMAN ARCHIVE CLICANDO AQUI


Um comentário:

Alcir disse...

Bem pensado. Não basta digitalizar. Se jornais e revistas impressas acabarem será necessário ter museus como esse para que as futuras gerações conheçam como era a imprensa antes do digital, da holografia e de tudo que nem imaginamos que vem por aí.