sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O agente secreto português que compartilhava a vida no Facebook. A chefia não curtiu...

Reprodução do Facebook do espião português

por Ed Sá

Você conhece a piada. Em um Simpósio dos Espiões, no Estoril, um agente português foi apresentado ao 007.
- "My name is Bond, James Bond" - disse o espião do M16.
O luso replicou:
- Muito 'prazeire', sou o Quim, JoaQuim...

Ou talvez conheça esta: a CIA queria contratar um espião local para atuar na Europa. Selecionou candidatos de vários países e, após inúmeros testes, sobraram três. No teste final, um alemão, um francês e um português deveriam provar que obedeceriam qualquer tipo de ordem, sem discutir. O treinador entregou uma arma ao alemão e mandou que invadisse uma quarto fechado e matasse a pessoa que estivesse lá dentro. O alemão pegou a arma, chutou a porta do quarto, mas não atirou. Saiu indignado:
- A pessoa lá dentro é Helga, minha mulher, seu schwachsinnig  como vou matar minha liebe Frau?
Em seguida, foi o francês, que fez a mesma coisa, entrou no quarto mas não atirou.
- É Augustine, ma femme. Estamos ainda em lua-de-mel e você me pede para assassiná-la? 
Chegou a vez do português. Ele invade o quarto, ouve-se o barulho de dois tiros, seguidos de gritos, sons de pancadaria e de objetos se quebrando. Logo depois, sai o Joaquim, de camisa rasgada, alguns machucados e também indignado:
- Ora, pois ! Por que os gajos não me avisaram que as balas eram de festim? Tive que matar minha Maria a carga de porradas!

Ou esta: um espião luso foi enviado a uma das antigas colônias portuguesas para levantar informações sobre terroristas. Lá, ele deveria procurar um agente local chamado Joaquim e, para comprovar sua identidade, falar uma senha secreta ("o Benfica joga hoje"). Ao sair do aeroporto, ele pegou um táxi e já começou sua missão. Perguntou ao motorista, se conhecia o Joaquim.
- Qual Joaquim? Aqui tem um monte. O da padaria, do açougue, da farmácia - respondeu o motorista. O português resolveu dar uma incerta e falou baixinho:
- O Benfica joga hoje. 
- Ah!, o senhor está a 'procuraire' o Joaquim Espião. Ele mora ao lado da prefeitura.

Nos últimos dias, segundo revelou o MSN Notícias, a vida real virou piada. E o protagonista é um espião português que trabalhava para o Serviço de Informações de Segurança (SIS). O gajo simplesmente tinha uma conta no Facebook, aberta com seu nome verdadeiro, Frederico Carvalhão Gil, onde mostrava sua vida. Missões na Albânia, Geórgia, Itália e Rússia estão lá registradas na linha do tempo e ele nem se dava ao trabalho de usar as ferramentas de privacidade do Facebook. Mas o indiscreto Carvalhão não atualiza a página no Face desde fins do ano passado. Por um motivo justo: ele está preso após condenação por vender "segredos de Portugal" a agentes russos.
A matéria não informa que tipo de segredo lusitano interessaria às potências estrangeiras.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Quanto a esse departamento de espionagem inglês, até hoje tenho dúvidas sobre o seu real nome: É MI6 ou M16?