Reprodução/O Globo, 28/2/2018. clique na imagem para ampliar |
por Ed Sá
Em post do dia 6 de fevereiro, Roberto Muggiati escreveu sobre o filme "A forma da água", de Guillermo Del Toro, e observou que poucos críticos da geração millennials haviam identificado as referências cinematográficas e literárias que o diretor plantou no longa. Muggiati citou o filme
The Creature From The Black Lagoon/O Monstro da Lagoa Negra, um sci-fi p&b de 1954, que se passa na Amazônia, e o título "chupado" do romance noir italiano da Andrea Camilleri, La forma del’1acqua, publicado em 1994 (no Brasil, traduzido pela Record, em 1999, como A forma da água).
Hoje, no Globo, é a vez de João Máximo, jornalista que passou pela Bloch, foi chefe de redação da Fatos & Fotos nos anos 1970, passar o mouse na lupa e chamar atenção para citações musicais e lembranças de cenas antológicas inseridas no filme de Guillermo del Tor, indicado em 13 categorias do Oscar, cuja cerimônia de premiação acontece no próximo domingo (7/3). O receptor vintage de TV foi o veículo usado pelo diretor para as "participações" de Shirley Temple, Bill Robinson, Betty Grable, Alice Faye, Carmen Miranda, entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário