domingo, 6 de agosto de 2017

O FBI do macartismo é aqui?

A fama subiu à cabeça. Em algumas instituições já há que pense que pode agir como polícia política. O MPF notificou uma universidade por manter um grupo de estudos filosóficos e ousar debater o marxismo.
Será que a inspiração para a "acusação" vem do FBI dos anos 1950, quando J.Edgar Hoover soltava seus cães em cima dos suspeitos de conspiração comunista? A propósito, até hoje não se sabe se Hoover tinha medo de que Moscou invadisse os Estados Unidos ou que vermelhos confiscassem do seu bem guardado armário as coleções de camisolas que ele usava nas horas de folga. Cada um usa a camisola que quiser, era problema dele ser um crossdresser, mas o hábito que foi revelado após a morte do chefão chamou atenção porque a Hoover foi a comandante mais moralista e durona que o FBI já teve.

A tentativa de impedir o grupo de estudos do marxismo aconteceu esse semana em Minas Gerais. Foi lá também, durante a ditadura, que ao ver que a minissaia chegava ao Brasil um deputado subiu nas tamancas e discursou irado e com as veias do pescoço estufadas pedindo a proibição da novidade: "Ninguém levanta a saia da mulher mineira". Não se sabe se era apenas inveja já que seu guarda-roupa talvez não tivesse ainda ainda os últimos modelitos importados da loja londrina de Mary Quant.

A matéria sobre a caça aos filósofos da UFMG foi publicada na Revista Forum.



4 comentários:

Hoffman disse...

Escola sem partido movimento montado por fascistas e malucos fundamentalistas está perseguindo professores. Além de ser mentira a dizer que escola tem partido. Um pai no Rio Grande do Sul queria que matéria de história mostrasse o "lado bom" de Hitler que lutou contra o comunismo.

J.A.Barros disse...

É, tudo é possível neste Brasil caixinha de surpresas. Ora, esse pai do Rio Grande do Sul deve ter origem alemã. Muitos nazistas – alemães – com o fim da guerra vieram se refugiar no Brasil. Imagina, lado bom de Hitler. Esse lado nunca existiu por só havia um lado na personalidade desta fera: op lado da maldade, era um homem mau e distribuiu essa maldade por toda a Europa. Um líder que cria um exército como as SS e a Gestapo não pode ser um líder bom e implantou a "Solução Final" com a matança de todos os judeus e ciganos só pode ser um louco desvairado. Enfim,matou-se com o medo e ser julgado pela humanidade.

J.A.Barros disse...

É, tudo é possível neste Brasil caixinha de surpresas. Ora, esse pai do Rio Grande do Sul deve ter origem alemã. Muitos nazistas – alemães – com o fim da guerra vieram se refugiar no Brasil. Imagina, lado bom de Hitler. Esse lado nunca existiu por que só havia um lado na personalidade desta fera: o lado da maldade, era um homem mau e distribuiu essa maldade por toda a Europa. Um líder que cria um exército como as SS e a Gestapo não pode ser um líder bom e implantou a "Solução Final" com a matança de todos os judeus e ciganos só pode ser um louco desvairado. Enfim,matou-se com o medo e ser julgado pela humanidade.

Wilson disse...

Carolas e fascistas atacam a liberdade de expressão. Ovo neles!