quinta-feira, 24 de agosto de 2017

No Charlie Hebdo: capa polêmica sobre atentado em Barcelona e o "terrorismo ecológico" de Michel Temer


Em janeiro de 2015, o jornal satírico Charlie Hebdo foi vítima de um ataque terrorista que deixou mortos e feridos, entre editores, cartunistas, revisores e colunistas, após retratar Maomé em várias capas polêmicas.

A edição que foi para as bancas ontem em Paris volta a fazer bullying com os seguidores do profeta.

A chamada de capa "Islã, religião da paz... Eterna" é ilustrada por um desenho de duas pessoas mortas por uma van.

Como já disse, certa vez, Laurent Léger, ex-Paris Match e um dos jornalistas do CH, em entrevista à  revista New Yorker, “o objetivo é fazer rir. Queremos rir dos extremistas, sejam eles muçulmanos, judeus ou católicos. Todo mundo pode ser religioso, mas não podemos aceitar atos extremistas”.

E edição também traz uma estocada na Catalunha: "Barcelona, turismo e islamismo, porque escolher". A matéria se refere a manifestações de catalães contra turistas. Fato, aliás, que tem se repetido em alguns países europeus em protesto movidos por quem considera que algumas cidades recebem visitantes demais, com alegado impacto em aumento de preços de aluguéis e serviços, além de acusações de depredação de monumentos.


TEMER NO CHARLIE HEBDO




Nem tudo é humor. Na mesma edição, sob o título que pode ser livremente traduzido por "A Amazônia versus uma mala de dinheiro", o Charlie Hebdo denuncia o ataque de Michel Temer à floresta.

Coincidentemente, ontem, como uma conta a pagar do golpe, o ilegítimo e acusado de envolvimento em corrupção acabou por decreto com uma reserva florestal e liberou às mineradoras uma imensa área - que irá a leilão - onde há aldeias indígenas e ecossistemas raros.

Sem surpresas: que importância teria isso para o arrastão do PMDB a quem só interessa ficar no poder a qualquer custo?

Não demora muito o "provisório", com o Charlie Hebdo chama a triste figura sem voto que deu um bote na Presidência, vai ser acusada em tribunal internacional por crime contra a humanidade.

Se não vai, já fez por merecer.

Um comentário:

32Nunes disse...

Esse medíocre Temer só envergonha o Brasil