sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Memórias da Blochwood: no tempo em que Vera Fischer era estrela de... fotonovelas da Sétimo Céu




O nome era pomposo: Central Bloch de Fotonovelas, um espécie de Blochwood.. E o ritmo de trabalho era intenso.

Vera Fischer ficou conhecida em 1969, quando foi eleita Miss Brasil. Seu primeiro trabalho em cinema foi em 1972, no filme "Sinal Vermelho, as Fêmeas".  Antes de estrear sua primeira novela, em 1977 ("Espelho Mágico"), na Globo, ela protagonizou fotonovelas na Sétimo Céu.

Até o começo dos anos 1970, as fotonovelas era importadas, geralmente, da Itália, onde o gênero era popular. Foi a Sétimo Céu que no começo dos anos 1960 começou a contratar cantores (entre os quais Roberto Carlos, Jerry Adriani e Wanderley Cardoso) para posarem como galãs nos romances em fotos e nacionalizou o segmento, que vendia milhares de exemplares..Na década seguinte, entre uma novela e outra, atores e atrizes da Globo eram figurinhas fáceis  - e por módicos cachês - no elenco da Blochwood.

A história acima, "A Força do Destino" foi fotografada por Paulo Reis, da equipe de repórteres fotográficos da Manchete e Fatos & Fotos. Além de Vera Fischer, contava com a participação de Urbano Lóes e Agnes Fontoura, entre os mais conhecidos.

Um comentário:

J.A.Barros disse...

Na primeira leitura da página da fotonovela aparece um logotipo dom as iniciais CBF, o que leva a crer que a edição era financiada pela Confederação de Futebol. Mas lendo o seu significado descobre-se que eram as iniciais de: Central Bloch de Fotonovelas.