segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Armas inteligentes contra a estupidez da bancada da bala...


A nota acima é da Coluna do Ancelmo, no Globo de hoje. A Washington Ceasefire luta desde 1983 contra o poderoso lobby da indústria de armas dos Estados Unidos. E isso não é fácil na terra do Tio Sam. Donald Trump acaba de ser eleito apoiado pelo setor a quem prometeu liberalizar ainda mais o controle no país onde o porte de armas e fuzis é amplamente facilitado na maioria dos estados.

Uma pistola inteligente dispõe de bateria e de
um sensor de impressões digitais que
só destrava a arma quando empunhada pelo titular
do registro. Reprodução
Sem conseguir maior rigor no controle ou até a proibição, a Washington Ceasefire empreende uma campanha mais realista: que pelo menos seja obrigatório o dispositivo com trava digital chamado de smart gun que faz com que a arma só possa ser operada pelo usuário autorizado.

Desde 2000, mais de 2 milhões de americanos foram atingidos por armas de fogo e 500 mil morreram. Mais do que todas as mortes de soldados americano em combate desde o fim da Guerra Civil, segundo dados publicados no site oficial da Washington Ceasefire. A mesma página informa que a tecnologia inteligente pode começar a ser implantada, em breve, por alguns fabricantes. Tornar o dispositivo obrigatório não será fácil, ainda mais no governo Trump.

A maioria dos fuzis em mãos de traficantes brasileiros vem dos Estados Unidos. Para os especialistas, enquanto não for controlada  a exportação, no porto de saída, e, aqui, a entrada na fronteira, será difícil alguma avanço no controle de armas de guerra utilizadas pelo crime organizado.

É válida a iniciativa do Washington Ceasefire de ampliar a campanha para o mundo e sensibilizar fabricantes, incluindo aí a Taurus brasileira . Embora aqui, sob o governo Temer, a chamada bancada da bala tenha aumentado sua influência no Congresso, com riscos para o Estatuto do Desarmamento.

A Washington Ceasefire acredita que as smart guns reduziriam significativamente os índices de feridos e mortos por armas de fogo, as ocorrências de suicídios com armas de terceiros, mortes de crianças, o acesso de adolescentes a fuzis e pistolas, assassinatos de mulheres vítimas de violência doméstica e crimes cometidos com armas roubadas,


2 comentários:

Spider456 disse...

Dificil um controle aqui no Brasil, além do contrabando de armas o setor é poderoso no Congresso

J.A.Barros disse...

O comércio de armas de fogo é internacional, comércio esse mantido e orquestrado por empresas e negociantes poderosos. Será sempre muito difícil acabar com o contrabando de armas de fogo, não só no Brasil, como no mundo inteiro. São bilhões de euros e dólares investidos nesse negócio que não será uma polícia qualquer que conseguirá abafar e abalar esse contrabando de armas. Primeiro porque está no âmago do homem o uso de armas, afinal o homem sempre foi um caçador e o caçador precisa de armas.