Favorecimentos ao Flamengo nos campeonatos, sejam eles regional ou nacional, são queixas constantes. E não há dúvidas de que boa parte delas é verdadeira e pertinente.
O mesmo acontece com o Corinthians.
Costumam ironizar: "o copo caiu? pênalti para o Corinthians!".
Detentores das maiores torcidas do país, não por acaso são as equipes que mais recebem recursos da Rede Globo para garantir a transmissões das partidas via PPV. Tê-las, portanto, em disputa de título em uma competição acirrada quanto o atual Campeonato Brasileiro é algo mercadologicamente importante para quem investe no futebol.
A partida desta quinta-feira (13) entre Fla X Flu foi exemplo claro. Um gol do tricolor, anulado pelo auxiliar quando o placar ficaria empatado em 2 a 2, foi confirmado pelo árbitro que o considerou legal. Mas eis que as queixas do time do Fla levaram o juiz a um comportamento para lá de suspeito. Ele aguardou por 13 minutos que lhe dissessem o que de fato ocorreu - ou, em outras palavras, como deveria proceder. Quem é que está acima do juiz em campo para determinar suas decisões? Você sabe.
É importante que se frise este ponto. A decisão passou obrigatoriamente pela Rede Globo. É ela quem disponibiliza recursos eletrônicos usados nas transmissões para dirimir dúvidas durante os jogos. Portanto, foi ela quem indicou, provavelmente baseada nas câmeras, que o gol foi ilegal. Foi? Não Foi? Mesmo o chamado tira-teima é falho. Isso já foi verificado quando confrontados equipamentos da Globo e da Fox.
Mas o fato é que a derradeira decisão da arbitragem, anulando o gol, beneficiou o Flamengo que passa agora a ter condições de igualdade com o Palmeiras na competição. Ambos vão disputar oito partidas para garantir o título. Mas a dúvida sobre as reais intenções de quem manipula resultados, mesmo diante das câmeras e em partidas Ao Vivo, permanecerá.
O cinismo, neste processo todo, é que ainda se discute se o futebol deve ou não aderir ao chamado recurso eletrônico para torná-lo mais honesto. Muitos não aceitam e tem até boas razões. Mas, afora estas, outras são inconfessáveis. Há uma máfia no mundo que aposta sobre resultados de jogos e campeonatos. E o Brasil acredita que estaria fora dela? Outros torcedores, ao contrário, querem a precisão no lugar da polêmica. Com isso as câmeras seriam consultadas durante as partidas.
Ontem, no estádio de Volta Redonda, o recurso tecnológico foi adotado. Informalmente. Clandestinamente. E os cínicos fingem não ver.
O futebol é uma atividade que é, na prática, um "negócio" meramente comercial. E, como tal, cercado de canalhas interesseiros por todos os lados. Vê-lo como prática esportiva, entretenimento e cultural é para nós, os ingênuos.
Se tirarmos a bola do centro do campo restará apenas a evidência de que no seu entorno há interesses criminosos que usam jogadores, torcedores e a paixão para se manterem pujantes.
O que aconteceu em favor do Flamengo é algo corriqueiro. E, como diria Millor Fernandes, o que espanta é o susto.
LEIA NO CONEXÃO JORNALISMO, CLIQUE AQUI
Atualização: A TORCIDA FLAMÍDIA...
Reprodução/Globo, hoje |
8 comentários:
Essa preferência da mídia é antiga. Antigamente diziam que era pra vender jornal. Até times mediocres do Flamengo eram exaltados como se fossem o Barcelona de hoje o que enganava até seus torcedores.
Mas é grave essa história de um tira-teima (dependendo do ângulo da camera não prova nada) influenciar a decisão de um juiz 13 minutos depois é mesmo um absurdo.
É bom o juiz Moro entrar em campo no futebol
Concordo, história estranha, nunca vi isso, daqui a pouco um juiz anula gol e vai no Bem Amigos e valida.
Essa derrota do Flamengo para o Internacional vai custar caro ao time rubro negro. Pode custar o campeonato brasileiro.
Mi mi mi... quanto mi mi mi...
Poxa, quantos torcedores incomodados com a supremacia rubro-negra aqui no Rio comentando agora. O Flamengo tem a maior torcida, mais campeonatos Brasileiros e cariocas conquistados, hegemonia em títulos e em número de vitórias contra Flu, Bota e Vasco, E ao contrário destes citados, nenhum rebaixamento para a Segundona e até para a Terceirona, além das dívidas sendo pagas etc.
O engraçado é que até o presidente do Fluminense admitiu que houve impedimento no lance.
Parceiro, não esqueça que o Flamengo foi salvo do rebaixamento em 2013 no famoso caso da Portuguesa e a Operação Abafa. Tapetão total
O choro anti Mengo é foda. Todas as torcidas contra o mais popular
Bfolgado? Nome de gerente de boca. Só podia
No jogo contra o Corinthians, nesse domingo 23, mais um vergonhoso gol em impedimento. caralho, tão fazendo tudo pra o flamengo chegar à final. Vai precisar uma Lava Jato no futebol!!!!!!!!!
Postar um comentário