sábado, 1 de outubro de 2016

Perdeu, censura... Deu no Portal Imprensa

 (do Portal Imprensa) 

O apresentador e candidato do PRB à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, entrou com uma ação na Justiça Eleitoral para tentar tirar do ar a reportagem "Caixa de supermercado diz: "Celso Russomanno me humilhou…", escrita por Gustavo Aranda e Vinícius Segalla, do grupo independente Jornalistas Livres.

Crédito:Agência Câmara

Russomanno havia argumentado que a reportagem prejudica sua candidatura

A reportagem do grupo conversou com a ex-caixa do supermercado “Dia %” Cleide Cruz, que aparece no polêmico vídeo, gravado há dez anos, em que o candidato aparece ameaçando conduzir a balconista para a delegacia.

Segundo os Jornalistas Livres, o processo, movido por 11 advogados contratados por Russomanno, foi rejeitado pelo juiz Sidney da Silva Braga, da 1ª zona eleitoral de São Paulo. O magistrado concluiu que não há motivos que justifiquem a retirada do texto do ar, muito menos sem antes procurar a rede para apresentar sua defesa.

Russomanno havia argumentado que a reportagem prejudica sua candidatura e, por isso, seria uma espécie de campanha negativa contra ele, o que não é permitido por lei. A Justiça, no entendo, não considerou os argumentos.

Os Jornalistas Livres defenderam que têm o direito à liberdade de imprensa e expressão em reportagens e que a imparcialidade é clara já que os leitores tiveram acesso ao ponto de vista de todos os envolvidos no episódio e podem formar sua opinião sobre os fatos.

"A matéria incluiu até mesmo um 'outro lado' de Celso Russomano no caso . Aliás, foi por isso mesmo que o candidato sequer pediu "direito de resposta" no processo. Há litigância de má-fé de Russomanno contra os Jornalistas Livres", acrescentaram.

Agora, o defensor da rede de coletivos responderá aos 1 causídicos de Russomanno. Nos próximos dias, a Justiça deve decidir se a reportagem publicada se trata de propaganda ou de material noticioso.

Nenhum comentário: