domingo, 30 de outubro de 2016

Freixo ganha a praça: ato na Cinelândia é o começo da luta





Cinelândia: Freixo ganha a praça. Fotos Gonça

O clima não era de derrota, mas de recomeço. A Cinelândia, ponto histórico do Rio de Janeiro, viveu hoje, pouco depois de fechada as urnas, mais um momento de referência da história política do Brasil, e não apenas do Rio de Janeiro. Com a apuração apontando o "bispo licenciado" Crivela prefeito, milhares de cariocas marcaram posição contra o fundamentalismo religioso que contamina a política e tenta se afirmar na cidade e no país.
Para a multidão que aplaudiu a fala de Marcelo Freixo, a luta começa agora. Um projeto político preconceituoso e agressivo, de direita, discriminatório, com doses de intolerância e fanatismo prepara-se para transformar o Rio em sua cidadela, segundo intenções publicamente confessadas em vídeos, sermões e livros. Contra isso a Cinelândia se manifestou hoje. A circunstância eleitoral - Crivela, o candidato da corporação-igreja Universal, que propaga ação de hegemonia religiosa e política, venceu - não anula a legitimidade da batalha e da oposição a partir de agora. Ao contrário. Na praça, milhares de pessoas - jovens, em maioria - não se omitiram e deixaram claro que não dá para relaxar. A liberdade e a cidadania estão em jogo.
No Rio, talibã não pode dar samba.
Um dos recados mais expressivos das urnas foram os números de votos nulos e de abstenções, que superaram os votos válidos. Um trabalho que estará no horizonte da oposição a projetos de hegemonia político-religiosa é expor ao indecisos que embora seja legítimo afirmar o não-voto, a omissão também ajuda a eleger o rejeitado especialmente se este tem acesso a rebanhos previamente reunidos e muitas vezes imunes ao ato de pensar a livre escolha.


5 comentários:

Rita disse...

Nas redes sociais dizem que o primeiro decreto de Crivela é mudar o nome do Biscoito Globo para Biscoito Record

J.A.Barros disse...

Chega de ideologias vermelhas governando esse país. No governo federal o que se viu foi a administração vermelha roubando descaradamente a Petrobras e todo o resto do País. Aonde tinha dinheiro esses bandidos do PT corriam atrás. Ficaram ricos e o Brasil ficou mais pobre, quer dizer o povo brasileiro. E esses ladrões fizeram "escola ": no Estado do Rio os governadores rezaram na cartilha do PT e meteram a mão e hoje o Pezão não pagou a nenhum funcionário do Estado, até os Juizes e dezembargadores não receberam os seus salários. O "seu Lula " nem foi votar e o seu partido foi para o espaço. Em São Paulo ninho e reduto dessa curriola não elegeu nem vereador '– o seu enteado – e nem prefeitos. Agora é o PSOL que aparece seguindo as mesmas estradas que seguiu o PT; quer dizer, se subirem no poder vão meter a mão no dinheiro público.
Que luta esse intelectual está se referindo? A luta de meter a mão no dinheiro do povo? A soma dos votos nulos, brancos e abstenções supera os votos do evangélico chamado Crivela. É muito perigoso religioso assumir governança pública. Isso não não vai acabar bem.

Fê disse...

Vem aí o Estado Evangânlico

Dino disse...

A esquerda vai se recriar e seguir sua missão histórica de impedir as ações danosas do capitalismo selvagem como esse que está implantado no Brasil. O exemplo é que PEC da Morte aprovada como compromisso do golpe que custará muitas vidas ao priorizar o mercado financeiro em prejuízo da saúde, educação, previdência e programas sociais.
Só os ignorantes ou de má fé não observam isso

J.A.Barros disse...

Desculpe, mas não tem mais a esquerda se recriar. O PSOL está correndo para ocupar o espaço aberto pelo PT e vai cometer os mesmos erros cometidos pelo PT. Desculpe, mas vale aqui o axioma: "Quem nunca comeu melado quando come se lambuza ". O PT se lambuzou todo e deu no que se viu nessas eleições.