quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Blogueiro brasileiro Leonardo Sakamoto e Agência Pública são indicados para prêmio de liberdade de imprensa da ONG Repórteres Sem Fronteira

por Flávio Sépia
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), com sede em Paris, uniu-se à rede de televisão TV5 Monde para celebrar jornalistas e meios de comunicação que se destacam na defesa da liberdade de informação”. Serão premiadas as categorias Jornalista, Meio de Comunicação e Jornalista Cidadão. O site brasileiro de jornalismo investigativo Agência Pública, de São Paulo, é um dos concorrentes.
O jornalista brasileiro Leonardo Sakamoto foi indicado na categoria de jornalista cidadão, pela sua atuação no Blog do Sakamoto. Com um intenso trabalho em prol dos direitos humanos e denúncias de trabalho escravo, entre outras intervenções, Sakamoto tem sido alvo de ameaças da direita brasileira e sofreu uma campanha de difamação empreendida por uma grande empresa de alimentos. Um jornal de Minas Gerais chegou a publicar um entrevista falsa com ele, como parte de um tentativa de intimidação do jornalista.
Os Prêmios Repórteres Sem Fronteiras – TV5 Monde pela Liberdade de Imprensa 2016 serão entregues em Estrasburgo, na França, em 8 de novembro.

Um comentário:

Kadu disse...

Não por acaso uma instituição e um jornalista alternativo. Só daí pode sair alguma cidadania.