domingo, 5 de junho de 2016

Mais de 50 anos depois do suspeito fim do bondes, o Rio recebe o VLT...

Foto de Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto de Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto de Fernando Frazão/Agência Brasil


Foto de Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto: J.P.Engelbrecht/ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


A primeira linha do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que circula pelo Centro do Rio de Janeiro entrou em operação hoje, parcialmente, com apenas oito estações abertas e ainda sob horários restritos.
A inauguração da obra realizada pelo prefeito Eduardo Paes e que é um dos legados da Rio 2016 aconteceu neste domingo com direito a samba de Marquinhos de Oswaldo Cruz e atraiu cariocas de várias gerações, incluindo testemunhas do fim dos velhos bondes na cidade, nos anos 60. O Rio tinha, então, uma das maiores malhas ferroviárias urbanas do mundo. Uma canetada acabou com o sistema. O processo autoritário de extinção dos bondes correu sob suspeitas de corrupção, envolvendo interesses privados. O sistema foi substituído por contratos de compra de caríssimos ônibus elétricos que posteriormente  também foram retirados de circulação. A mesma decisão, que foi, além de tudo, burra (várias capitais da Europa modernizaram seus sistemas de bonde em vez de extingui-los) se repetiu com idêntica suspeição nas demais capitais brasileiras, com a desastrada e certamente lucrativa, para alguns, substituição por troleibus que, na maioria, não duraram muito.
Mais de 50 anos depois, o carioca volta a ter transporte sob trilhos nas ruas do Centro da cidade.


4 comentários:

Marilac disse...

O Rio tão maltratado desde a mudança desastrada da capital para a corrupta Brasília e da fusão política imposta pelo ditador Geisel para castigar a vocação oposicionista da cidade merece essas melhorias. Que venham outras.

J.A.Barros disse...

São Francisco, a famosa cidade americana, até hoje mantém os seus bondes correndo nos velhos trilhos que percorrem toda a cidade, que é cheia de ladeiras íngremes, dificultando a passagem dos bondes que se tornam lentos nesses trechos, mas mesmo assim eles continuam servindo a população há quase 200 anos.

J.A.Barros disse...

Realmente essa mudança da capital para Brasília foi um desastre irreparável para o Brasil. Brasília o que é hoje? Além da de ser capital do país é um dos maiores centros de jogatina, prostituição e jogadas políticas desviando e roubando verbas do tesouro nacional. Brasília é a corrupção materializada.

J.A.Barros disse...

O interessante no caso dos "bondes" no Brasil e principalmente no Rio de Janeiro, que por mais de 60 anos serviram ao povo como meio de transporte público, quando foram cancelados, isto é, eliminaram esse meio de transporte e criaram os "trolleybuss"para ocuparem esse espaço, muitos dos bondes e reboques foram queimados e o interessante, volto a repetir, apesar de o Brasil tê-los considerado obsoletos, os que sobraram da queima foram comprados pelos americanos , que até hoje ainda os utilizam em algumas cidades americanas
Agora eu não sei nós brasileiros estávamos certos ou errados quando eliminamos os "bondes" do nosso quotidiano.