sexta-feira, 17 de junho de 2016

Eles devem e não pagam. E ai, político? Vai encarar


por Flávio Sépia
Em qualquer país, uma informação dessas seria um escândalo com consequências imediatas. Aqui, é um fato conhecido que esporadicamente vira notícia de jornal.
A Folha publica hoje matéria em que mostra que apenas 135 pessoas físicas e empresas devem 272 bi de impostos. Todas as notícias alarmantes que você lê sobre o déficit fiscal do governo se referem a um desequilíbrio de cerca de 100 bilhões. Em função desse déficit, o governo pós-golpe vai cortar verbas de educação, saúde, meio ambiente, segurança, previdência, vai vender ativos na bacia das almas, frear políticas sociais etc. Só não corta salários de marajás, como ficou demonstrado nos recentes aumentos para setores privilegiados. E também não vai cobrar pra valer o imposto sonegado dessa turma. É mais fácil arrochar a população.
Você também deve ver com frequência nos jornais e TV uma badalação das Fiesp da vida sobre um painel caricato de impostos, o Impostômetro. Geralmente, alardeiam cifras acima do trilhão. Esquecem, contudo, de colocar ao lado o painel do Sonegômetro.
Os trabalhadores, os pequenos comerciantes, pequenos industriais, os profissionais liberais, pequenas empresas do setor de serviço, esses estão entre as estatísticas de sonegação mínima. Trabalhadores de carteira assinada nem têm a chance de sonegar já que são descontados na fonte.
Os número acima se referem na maioria a 135 tubarões que têm poderosos departamentos jurídicos para encontrar brechas para não pagar impostos. E quando não encontram essas brechas, deixam de pagar assim mesmo, ou "pagam pra ver", já que existe o Refis, que é um maná para os devedores e joga a dívida parcelada para as próximas décadas.
Especialistas afirmam que o Brasil não está entre os países que mais arrecadam impostos do mundo, Mas é o que tem a malha fiscal mais injusta do planeta e o que menos dá retorno à população em formas de serviços públicos.
O topo da pirâmide surfa na tabuleta do Impostômetro. Deve e não paga. E daí. Vai encarar?

 

3 comentários:

J.A.Barros disse...

E essa dívida vem se repetindo em continuados governos. Imagina, que até os governos socialistas do senhor ex-presidente e da senhora "presidenta" afastada continuaram e deixaram essa dívida crescer. Que governos do povo, Hein?

Peixoto disse...

Nem o PSDB, o Pt e o PMDB vão cobrar desses bandidos sonegadores. Todos mamam nas empresas. Lava Jato é o consolo no rabo dos otários, o corrupção continua.

Beto disse...

A crise do Rio é um exemplo, o governo distribuiu "incentivos" fiscais, liberou grandes grupos de impostos em volume várias vezes maior do quer a "divida'. Tudo é uma mentira só. E esses 'incentivos" não se sabe se dão retorno, se são fiscalizados. Triste país e safados dirigentes