terça-feira, 28 de junho de 2016

Bomba cultural: PF investiga fraudes na Lei Rouanet


A notícia está no G1. Polícia Federal prendeu 14 pessoas, hoje, em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, em investigação de desvios de recursos federais em projetos culturais com benefícios da Lei Rouanet. O nome da operação é Boca Livre e, segundo a PF, investigados atuavam há mais de 20 anos no Ministério da Cultura. O rombo estaria em R$ 180 milhões em projetos fraudulentos, superfaturamento, compras fictícias etc. Há muito suspeita-se da Rouanet. Haveria milhares de prestações de contas de recursos públicos jamais analisadas além de desvios para aprovação de projetos comerciais e de marketing corporativo, shows, gravações de DVDs comerciais etc, o que configuraria um desvirtuamento dos propósitos da lei. Produtores fora do eixo do Rio e de São Paulo sempre reclamaram que mais de 80% dos projetos beneficiam essas regiões e marginalizam pequenos e médios produtores de cultura das demais regiões. A Folha de SP também publica extensa matéria sobre a operação e faz uma ressalva; "é comum ler por aí - sobretudo nas redes sociais -, que esse artista mama na Lei Rouanet, "ou aquele artista é sustentado pela Lei Rouanet". Mas, segundo informações do MinC, os grandes captadores em 2015 foram produtoras e entidades como museus.
Leia a matéria do G1, clique AQUI.  

5 comentários:

Kadu disse...

Os promotores culturais sérios apoiam a investigação da PF. Esses mesmo promotores estranham que nas declarações oficiais sobre a preservação da Lei Rouanet, que é necessária, ninguém fale nem as autoridades sobre o absurdo que é centenas e milhares de contas com dinheiro público do incentivo fiscal não terem sido analisadas até hoje. Ninguém sabe se existe um imenso buraco, o tamanho desse buraco, as empresas e pessoas físicas responsáveis. O caso do casamento boca livre é vergonhoso mas não deve ser o único já que as contas não são averiguadas se os projetos aconteceram ou não, se cumpriram a lei. Aí tem espaço para uma longa Lava Cultura

Beto disse...

Esse buraco é fundo. Quando você alguns cantores e bandas por aí de jatinho não esqueça que boa parte dos caches de shows vêm de prefeituras, e tem denuncias de superfaturamento. Prefeituras pobres pagam milhões em festas de aniversário de cidade, feiras agropecuárias, São joão, carnaval. São milhões de reais que deveria ir para saúde e educação, saneamento e vão parar nesses bolsos. Alguns vão na Ruanet para gravar dvds e fazer turnês. Não é só politico que faz merda.

Rian disse...

Mas na dá pra negar que alguns cantores e humoristas sabendo ou não se beneficiam desses caches superfaturados e pagos pelo contribuinte

Simone disse...

É uma lei importante para a cultura, deve ser melhorada e bandidos devem ir pra cadeia. A grande maioria usa para bons projetos.

Corrêa disse...

A melhor maneira de defender a Lei Rouanet é analisar as prestações de contas paradas. Não entendo porque entre tantas declarações nenhuma autoridade ou empresa ou artista ou fundação defende essa posição. Preferem botar uma pedra em cima de milhares de projetos que não se sabe como ou se foram realizados? Todo país tem leis para a cultura, não é o caso de acabar, mas também não de proteger bandidos privilegiados.