terça-feira, 21 de junho de 2016

Começa a Era Tite na seleção brasileira. Vamos torcer. Uma boa ideia seria levar os futuros convocados para ver de perto a histórica sala de troféus da CBF. Alguns podem morrer de vergonha. Mas a maioria vai ganhar moral para, quem sabe, botar mais uma taça naquelas estantes...

Tite no Museu da Seleção Brasileira, na sede da CBF. Foto de Rafael Ribeiro/CBF

Diante da taça do Penta, que já vai longe... Foto de Rafael Ribeiro/CBF


A Jules Rimet é réplica, mas um símbolo histórico que Tite reverenciou. Foto de Rafael Ribeiro/CBF


Vai começar a Era Tite. O gaúcho Adenor Leonardo Bacchi é, oficialmente, o novo treinador da seleção brasileira.

O ex-técnico do Corinthians, campeão brasileiro de 2015, é qualificado, ninguém duvida. E é oportuna a renovação em um momento crítico, com o Brasil ameaçado de não ir a Moscou 2018. Mas Tite vai ter que se superar para resolver o maior problema dos treinadores que assumem as seleção: encontrar tempo para treinar.

O novo treinador deu pistas de que vai tentar novos caminhos. Sinalizou que gostaria de assistir a treinos de clubes brasileiros. Tudo mundo sabe que é avassaladora a ofensiva de empresários e clubes estrangeiros sobre jogadores de base no Brasil. Muitos seguem para a Europa sem sequer serem percebidos pelos nossos clubes. Outros o são, claro e, muitas vezes, ainda adolescentes se rendem à força dos euros.

Equações difíceis para a prancheta do professor resolver.

Mas a sua intenção de olhar mais para promessas em ação no Brasil é elogiável. Daí talvez saia, quem sabe, um fórmula para treinar alguns convocados fora do calendário europeu restrito. Tite tocou, nos últimos dias, em um ponto sensível: os amistosos inúteis que, por contrato, patrocinadores armam para a seleção. Se as oportunidades para treinar o grupo já são raras que, pelo menos, sejam decentes os adversários nesses amistosos e não apenas frutos de jogadas de marketing.

Tite já fez uma espécie de estágio no Real Madri, observou o futebol europeu, mas voltou convencido de que o futebol brasileiro deve recuperar suas características, absorver evoluções e desenvolver seu próprio modo de jogar. Demonstrou, também, que quer escapar da armadilha de montar um time que seja Neymar+dez. Pretende igualar tratamentos, citou Philippe Coutinho como um jogador que terá especial interesse em treinar. No fundo, pode neutralizar o discurso da mídia de "seleção de um craque só" que desvaloriza outros jogadores e nem é real: Neymar mais faltou do que compareceu a momentos decisivos da seleção nos últimos anos.

Uma tarefa inadiável para Tite é fazer com que os jogadores, especialmente aqueles que atuam no futebol europeu, voltem a ter prazer em jogar pela seleção. Nos últimos anos, fossem quais fossem os treinadores, vestir a camisa pentacampeã passou a ser, por incrível que pareça, uma "roubada" para vários deles levados a trocar os times ajustados em que jogam por uma seleção que muitas vezes parecia estava mais perdida em campo do que chinelo de bêbado.

Mais significativos do que a opinião de jornalistas, que é sabidamente volúvel e pode mudar em poucos meses, Tite ganhou, ontem, apoio e incentivo de alguns craques campeões. Deve ter pensado neles quando percorreu a sala de troféus do Museu da Seleção Brasileira, na sede da CBF. Aquelas centenas de taças ali enfileiradas foram conquistadas por algumas lendas do futebol brasileiro, de várias gerações, que sabiam o que fazer em campo e sabem do que estão falando.

Taí, uma boa ideia seria Tite levar os próximos convocados para ver de perto aquela sala.

Por trás daqueles canecos há sangue, suor e lágrimas.

Para uns e outros, o risco é morrer de vergonha. Mas a maioria vai ganhar moral ao ver o que bola pode proporcionar quando é bem tratada.

3 comentários:

Rick disse...

Vamos aguardar a primeira convocação. Se ele tirar os "chinelinhos" tem meu apoio

Peixoto disse...

A conquista do ouro olímpico daria um gás ao Brasil. Espero que a garotada mostre como se faz. Falta a medalha de ouro na sala do museu do futrbol

J.A.Barros disse...

Com a nomeação de Tite pelos comentaristas de futebol para técnico da Seleção brasileira já me sinto "hexa campeão ".