sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Onda de imigração na Europa: capa de revista polonesa provoca polêmica


por Jean Paul Lagarride (de Paris)
A revista wSieci, um espécie de Veja de Varsóvia, é porta-voz da direita polonesa. A última edição está no meio de uma polêmica por publicar uma capa provocante e uma matéria condenando veementemente a atual onda de imigração na Europa. A chamada de capa, algo como "Islamismo - Europa Estuprada", relaciona os acontecimentos do último réveillon - quando vídeos mostraram imigrantes assediando jovens alemãs nas praças de Colônia - como um padrão simbólico da "invasão" muçulmana. Leia alguns trechos da matéria que está sendo condenada nas redes sociais como preconceituosa por generalizar a análises e ignorar que populações fogem das guerras provocadas quase sempre pela desastrada política das grandes potências para a região.
* "Estamos testemunhando o choque de duas civilizações nos países da velha Europa - a civilização ocidental e a civilização muçulmana. Duas civilizações que, nos últimos 14 séculos não deixaram de lutar entre si. Cada uma delas tem sua própria identidade e história. Deve-se aproveitar esta oportunidade para recordar o significado da palavra "civilização". É mais do que cultura, arquitetura, música, gastronomia ou maneira de vestir. É a visão de mundo, sustentada pela religião - o cristianismo e o islamismo". 
* "O duelo destas duas civilizações é inevitável. Na verdade, é impossível negá-lo, porque ele já em curso: - muçulmanos que vêm para a Europa trazem conflitos com o mundo ocidental em si como parte da consciência coletiva. Isso faz com que cultivar sua identidade, independentemente de estarem fortemente ligados à religião, ou não. Europa, no entanto, que durante séculos foi um modelo inatingível de maturidade civilizacional, fundada nos valores cristãos, é capturada por uma civilização alienígena, que flui para a rota dos Balcãs e em todo o Mediterrâneo a partir da África e do Oriente Médio. Como afirmou o historiador britânico Arnold Toynbee: "Civilizações não morrem, civilizações cometem suicídio."

2 comentários:

J.A.Barros disse...

A religião muçulmana, criada pelo "profeta " Maomed, na verdade é uma religião copiada do preceitos crsitãos e judaica acrescida com os valores fundamentais inventadas por esse profeta, que pela hist'ria muçulmana ele não morreu ele subiu aos céus – como Jesus Cristo – de cima de uma pedra onde hoje é a Acaba, na cidade de Meca, onde se realiza grande perigrinação dos seguidores dessa religião. A religião muçulmana surgiu mais ou menos nos anos 600 dC. O Corão, a bíblia, dos fiéis é imposta às crianças nas escolas e assim os árabes muçulmanos são alfabetizados. Tudo é muito complicado mas o Deus de Israel é o mesmo Deus dos cristãos como dos muçulmanos. Os judeus tem a Tora, os cristãos a Bíblia e os muçulmanos o Corão.

Ebert disse...

Uma situação difícil porque ao mesno tempo em que é um drama a imigraçaõ provocada pelo terrorismo religioso dá para entender a reação à cultura islâmico autoritária injetada na Europa humanista e liberal. A solução é dizimar os terroristas e apoias a democratização dos países. Só que o ocidente apoia ditaduras lá como Arabia saudita, Bahrein, Emirados, Catar etc.