quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Lama de Mariana não para de vazar? Incrível, fantástico! Acordo para indenizar vítimas pode ser pior do que desastre. Querem o lobo tomando conta das ovelhas



(da Pública - Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo)
A minuta do acordo extrajudicial entre Samarco, Vale e BHP Billiton, os Ministérios Públicos Federal e Estadual e entidades governamentais sobre o desastre de Mariana, obtida com exclusividade pela Agência Pública, revela que as empresas terão o poder de decidir sobre quem será indenizado e sobre quanto cada pessoa ou família vai receber. Se assinado por todos os envolvidos, o acordo encerra a ação civil pública que corre na 12ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais.
Será criada uma Fundação, comandada pelas mineradoras, para analisar cada um dos casos. O andamento do trabalho será supervisionado pelo Comitê Interfederativo, entidade que reunirá representantes dos governos federal, estadual e municipal, mas não terá nenhum integrante de movimentos sociais que defendem as vítimas do rompimento da barragem do Fundão, o maior desastre ambiental da história do país. (...)
LEIA A DENÚNCIA COMPLETA NO SITE DA PÚBLICA, CLIQUE AQUI

3 comentários:

Tatiana disse...

Passa o momento dramático e os poderosos vão se arrumando segundo suas conveniências. Orgaos da justiça. Ministério Público e do governos federal e estadual que devem cuidar do interesse do público vão assinar esse absurdo?????

Terê disse...

Tudo vai acabar em lama como começou

Corrêa disse...

Prefiro dar um crédito de confiança e imaginar que essa minuta não vai passar. Seria muita cara de pau