sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

China divulga agora fotos inéditas da Lua feitas em 2013 pelo jipe-robô Yutu. São as primeiras imagens lunares em HD

O robô Yutu explora a Lua. Foto Chinese Academy of Sciences

A trilha do Yuyu na superfície lunar. Foto Chinese Academy of Sciences

O jipe lunar chinês em ação. Foto Chinese Academy of Sciences

A nave Chang'e 3 fotografada por uma das duas câmeras panorâmicas do jipe-robô Yutu.
Foto Chinese Academy os Sciences
Em dezembro de 2013, a China enviou à Lua a sonda Chang'e 3 e o robô Yutu. Mas só agora a China National Space Administration liberou fotos coloridas, em alta definição, feitas durante a missão. Depois da URSS e dos Estados Unidos, a China foi o terceiro país a chegar à Lua. O Yutu transmitiu imagens até o ano passado. Coincidentemente, há exatos 50 anos, em janeiro de 1966, a Lunik 9 tornava-se a primeira nave a pousar na Lua, de onde enviou fotos consideradas impressionantes para a época apesar da resolução precária. E em 1976, há 40 anos, a Lunik 24 foi ao satélite da Terra, escavou o solo e voltou com 170 quilos de amostras. Foi a última missão lunar até que os chineses enviassem a Chang'e 3. O lançamento da Chang'e 4 está previso para 2018. Com um detalhe: a nave será a primeira a pousar no lado oculto da Lua. Enquanto o atual foco da NASA é Marte, os chineses se concentram na exploração lunar e planejam o envio de nave tripulada nos próximos anos.
A superfície lunar fotografada pela Lunik 9, lançada pela União Soviética.
Foi a primeira nave a pousar na Lua, em janeiro de 1966.

ATUALIZAÇÃO - A Rússia considera usar a  Lua como plataforma para as pesquisas tecnológicas e ensaios dos novos modelos de equipamentos espaciais, além de planejar a instalação do primeiro laboratório extraterrestre em solo. Segundo anúncio do governo, uma base lunar será construída até 2030.

Um comentário:

Hafers disse...

Sempre achei estranho que os Estados Unidos tenham mandado homens à Lua e tenham de repente se desinteressado, assim como a URSS que mandou várias naves não-tripuladas. Muitos aspectos da Lua continuam desconhecidos do ponto de vista científico. Montar uma base lá seria um experimento para futuras incursões em planetas atmosferas desfavoráveis. Mesmo que essa exploração se desse com naves robôs (os soviéticos estavam certos em investir em naves não tripuladas, tanto que os Estados Unidos passaram a desenvolver naves-robôs para Marte, por exemplo). Há teorias a respeito mas enhuma explicação concreta. Espero que os chineses com foco na Lua completem as missões interrompidas de americanos e russos.