Há 40 anos, o anúncio ao lado fazia sucesso nas ruas das capitais europeias. A marca italiana Jesus Jeans, lançada em 1971, já havia agitado a publicidade com um poster polêmico e a frase "Non avrai altro jeans all'infuori di me" (em versão livre, algo como "não há outro jeans além de mim"). O slogan gerou protestos e editoriais em jornais conservadores. Abalou o Vaticano. Mereceu, também, um artigo de Pier Paolo Pasolini no Corriere della Sera, que analisou e, claro, aprovou o teor iconoclasta da mensagem. A repercussão foi excelente para a marca, que decidiu investir na linha irreverente. Lançado antes em apenas em algumas revistas, o anúncio ao lado foi transformado em cartaz.
Em 1975, avenidas e ruas como Via Veneto, em Roma, Champs-Élysées, em Paris, ou Quinta Avenida, em Nova York (onde uma ordem judicial logo revogada chegou a proibir temporariamente a exibição), mostravam a provocação em forma de poster.
A foto foi feita por Oliviero Toscani (aliás, autor também das famosas e premiadas campanhas da Benneton). A modelo era Donna Jordan, titular de um curvilíneo e bíblico lado B. O fotógrafo "captou" até o gingado da modelo. "Quem me ama, me segue". Quem não a seguiria?
O cartaz na Europa, anos 70: impossível não olhar. Reprodução Facebook |
CONHEÇA O SITE DA JESUS JEANS, QUE CONTINUA APOSTANDO NO TEMA E NAS SUAS VARIAÇÕES. CLIQUE AQUI
3 comentários:
Alguma coisa mudou na publicidade. Tenho 42 anos, sou capaz de me lembrar de muitos anuncios dos anos 80, mas nenhum atual.
Já sou seguidor
Os anúncios da Volkswagen eram brilhantes.
Postar um comentário