quinta-feira, 2 de abril de 2015

Maranhão deleta homenagens a ditadores nas escolas

Reprodução G1, link abaixo
Deu no G1. Com a família Sarney, ex-participante e usuária da ditadura, fora do caminho (pelo menos temporariamente), o governador do Maranhão, Flávio Dino, decidiu modificar os nomes de escolas que homenageavam ditadores. Eram dez, no estado. Os ditadores hoje estão arrolados pela Comissão da Verdade como responsáveis por crimes de tortura, sequestros e prisões ilegais. Por isso, o governador não considerou razoável nem educativo manter os nomes de tais figuras, Além dos crimes contra os direitos humanos, também há registros de escândalos financeiros no período ditatorial como perseguição a empresas, casos Delfin, Halles, Lume, Lutfalla e muitos outros que a censura abafou e que a justiça jamais puniu. Exemplos nada relevantes, bem ao contrário. É castigar as crianças dá o nome desses elementos a instituições que devem educar e ensinar cidadania.  O Maranhão dá o exemplo. Mas seria preciso passar a borracha em nomes de ruas, escolas, pontes, viadutos e cidades em todo o Brasil. Votação entre alunos e professores indicou os novos homenageados. Leia no G1, clique AQUI

3 comentários:

J.A.Barros disse...

Esses procedimentos estão sendo tomados muito tarde. Quando lia nos jornais que os agentes da tortura da ditadura militar argentina estavam sendo presos, não só eles mas os ditadores generais, principalmente, me perguntava por que no Brasil nada acontecia aos nossos torturadores e ditadores?
O mais interessante é que um ex-ditador Argentino, morreu na cadeia vítima de um infarto. Aqui nossos ditadores morreram nas suas camas e nas suas casa e com os seus nomes ornamentando ruas, avenidas, pontes. Por que ?

Corrêa disse...

E o Rio de Janeiro? quando vai acabar com essa vergonha de ter viaduto 31 de março, ponte costa e Silva e outras babaquices que homanageiam ditadores?

Marivaldo disse...

Pode deixar que a direita está voltando ao poder e vai mudar tudo de novo. E haja cadeia para botar tanto comunista.