segunda-feira, 6 de abril de 2015

Jesus Jeans ressuscitou: anúncio que provocou polêmica de proporções bíblicas ainda vende a calça que se tornou cult nos anos 1970

por Omelete
Há 40 anos, o anúncio ao lado fazia sucesso nas ruas das capitais europeias. A marca italiana Jesus Jeans, lançada em 1971, já havia agitado a publicidade com um poster polêmico e a frase "Non avrai altro jeans all'infuori di me" (em versão livre, algo como "não há outro jeans além de mim"). O slogan gerou protestos e editoriais em jornais conservadores. Abalou o Vaticano. Mereceu, também, um artigo de Pier Paolo Pasolini no Corriere della Sera, que analisou e, claro, aprovou o teor iconoclasta da mensagem. A repercussão foi excelente para a marca, que decidiu investir na linha irreverente. Lançado antes em apenas em algumas revistas, o anúncio ao lado foi transformado em cartaz.
Em 1975, avenidas e ruas como Via Veneto, em Roma, Champs-Élysées, em Paris, ou Quinta Avenida, em Nova York (onde uma ordem judicial logo revogada chegou a proibir temporariamente a exibição), mostravam a provocação em forma de poster.
A foto foi feita por Oliviero Toscani (aliás, autor também das famosas e premiadas campanhas da Benneton).  A modelo era Donna Jordan, titular de um curvilíneo e bíblico lado B. O fotógrafo "captou" até o gingado da modelo. "Quem me ama, me segue". Quem não a seguiria?
O cartaz na Europa, anos 70:
impossível não olhar.
Reprodução Facebook
A fábrica sobreviveu até o fim dos anos 1980, quando fechou. A marca Jesus Jeans, contudo, sobreviveu à derrocada e trocou de mãos com alto valor de mercado. Era considerada um ativo valioso. Houve uma tímida tentativa de relançamento nos anos 2000, mas a volta, pra valer, só aconteceu em 2011. A grife pertence atualmente à Basic Italia, tem seguidores no Twitter e fãs no Facebook e continua usando a  mítica foto de Donna Jordan e seu microshort. A Jesus Jeans está nas lojas físicas da Basic, na Europa, mas tem seu forte nas vendas mundiais pela internet. Era cult nos anos 70 e não perdeu a aura no século 21. Mas um anúncio desses, hoje, dificilmente sairia da prancheta de um diretor de arte. Vivemos tempos de Charlie Hebdo. E se uma peça dessa botasse a cara ou a bunda na rua teria todas as chances de ser barrada por um desses conselhos moralistas que amordaçam as mensagens publicitárias. A comunicação, hoje, parece muito mais criativa nos virais das redes sociais, que resistem ao patrulhamento (peças "proibidas" ganham o poder de se multiplicar na internet), do que no engessamento dos meios impressos e nas TVs abertas.



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3 comentários:

Glória disse...

Alguma coisa mudou na publicidade. Tenho 42 anos, sou capaz de me lembrar de muitos anuncios dos anos 80, mas nenhum atual.

Lourival de Caxias disse...

Já sou seguidor

J.A.Barros disse...

Os anúncios da Volkswagen eram brilhantes.