segunda-feira, 6 de abril de 2015

Tarraqueta & Caixa-Preta


por F. Sépia
* Analistas e colunistas tomam mais uma na tarraqueta. Nas últimas semanas, vinham pregando que a economia dos Estados Unidos recuperara-se e viajava em vôo quase de cruzeiro. Aparentemente, não é tudo isso. Dados sobre o mercado de trabalho mostram que a criação de empregos está travada, o que indica que a atividade econômica ainda não deslanchou como se apregoa. Uma das profecias dos analistas em fins do ano passado era que a alta de juros nos Estados Unidos viria ainda no primeiro trimestre de 2015, o que implicaria e acelerada fuga de dólares do Brasil. Mais caos, segundo os profetas. Bom, sobreviveremos mais uns dias, parece.
* A boa notícia é que algumas caixas-pretas têm sido abertas. Petrobras, Swissleaks, Zelotes, Propinas no metrô de SP, escândalo do ISS-SP, Caso Cachoeira. A má notícia é que algumas dessas voltaram a ser fechadas e resultaram em processos praticamente engavetados como o Mensalão Tucano, já com acusados sendo beneficiados pela prescrição. E a notícia pior é que há muitas caixas pretas ainda a serem abertas: as contas da Lei Rouanet, as verbas descontroladas do Fies que eram administrada por empresários do ensino (algo como pôr a raposa para cuidar do galinheiro), o BNDES (publicar a listinha das megaempresas inadimplentes faria mais sucesso do que a novela das nove), os convênios com ONGs muitas vezes com drenagem bilionária da terceirização de dinheiro federal, estadual e municipal (muitas dessas "organizações" beneficiadas pertencem a políticos ou pessoas ligadas a suas excelências e a igrejas, que ninguém é de ferro e o pecado mora do lado de baixo do equador), a planilha das concessionárias que dizem ter prejuízo, as contas das confederações de empresas que recebem recursos públicos e gastam milhões com pesquisas só pra saber se o corte de cabelo da Dilma foi ou não aprovado pelos brasileiros. A lista é interminável...

Um comentário:

Hubert disse...

O que é a natureza, veja o caso do FIES, a mídia nunca combateu o FIES que é dinheiro do governo para empresa privada mas caiu de pau no Bolsa Família, que é dinheiro do governo entregue diretamente a baixa renda. Entendeu?